Autoridade da concorrência suíça abre investigação contra Microsoft

A autoridade suíça da concorrência anunciou hoje que abriu uma investigação contra a ‘gigante’ americana Microsoft relativamente ao preço das suas licenças.

A entidade reguladora recebeu denúncias sobre aumentos muito significativos no preço das licenças relacionadas com os produtos da Microsoft na Suíça, indicou a Comissão da Concorrência (Comco) em comunicado.

Neste sentido, começou por abrir uma investigação preliminar para “examinar se esses aumentos constituem indícios de restrições ilegais à concorrência”, precisou.

Os aumentos de preços dizem respeito “nomeadamente ao produto Microsoft 365, utilizado por empresas, bem como por um grande número de administrações e entidades públicas”, acrescentou a Comco.

A investigação preliminar é uma primeira etapa durante a qual a Comco avalia eventuais restrições à concorrência que violem a legislação suíça e justifiquem ou não a abertura de uma investigação aprofundada.

Contactada pela agência France Presse (AFP), a filial suíça da Microsoft indicou que a empresa “compromete-se a respeitar a legislação suíça em matéria de concorrência e cooperará com a Comissão Suíça da Concorrência na sua investigação preliminar”.

Últimas do Mundo

A rede social X anunciou na quarta-feira que implementou medidas para impedir que a sua ferramenta de inteligência artificial Grok dispa "pessoas reais", em resposta às críticas e à pressão das autoridades de vários países.
A autoridade suíça da concorrência anunciou hoje que abriu uma investigação contra a ‘gigante’ americana Microsoft relativamente ao preço das suas licenças.
Portugal determinou na quarta-feira o encerramento temporário da embaixada no Irão, quando ocorrem manifestações massivas contra o regime iraniano, anunciou hoje o Ministério dos Negócios português.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) confirmou hoje que 2025 foi um dos três anos mais quentes desde que há registos.
A Google atualizou a sua política de controlo parental para que os pais tenham de dar o seu consentimento antes que um menor possa desativar a supervisão parental gerida pelo ‘Family Link’ na sua conta Google.
A coproprietária do bar La Constellation, na estância de esqui suíça Crans-Montana, onde morreram 40 pessoas num incêndio em 01 de janeiro, incluindo uma portuguesa, ficou hoje em liberdade condicional, decidiu o tribunal do cantão de Valais.
A Tailândia recebeu, no ano passado, 57.497 turistas portugueses, um aumento de 4,93% em relação a 2024, o que constitui um recorde, de acordo com dados hoje divulgados.
Uma segunda volta nas presidenciais implica novos boletins de voto, mas alguns emigrantes portugueses poderão ter de fazer a sua escolha nos boletins da primeira volta, se os novos não chegarem a tempo, segundo fonte oficial.
As perdas económicas decorrentes de catástrofes naturais em todo o mundo caíram quase 40% em 2025, mas o panorama global dos eventos climáticos extremos continua alarmante, afirmou hoje a resseguradora Munich Re.
O aeroporto de Viena suspendeu hoje temporariamente as suas operações devido ao gelo que cobre as pistas e as áreas circundantes, após a queda de neve das últimas horas.