Outras ‘Medinices’ polémicas do ‘delfim’ de António Costa

© Folha Nacional

Depois de a Polícia Judiciária ter efetuado, esta semana, buscas na Câmara Municipal de Lisboa por “suspeitas de corrupção, participação económica em negócio e falsificação”, numa nomeação para “prestação de serviços que foi assinada em 2015” pelo então presidente da autarquia, Fernando Medina (PS), que é agora ministro das Finanças, o Folha Nacional voltou atrás no tempo e foi recuperar outras polémicas que envolvem o número 2 do Governo, também conhecido por o ‘delfim de Costa’.

 

Image
Envio de dados de manifestantes à Embaixada da Rússia
A Câmara Municipal de Lisboa enviou, quando Fernando Medina era o presidente, dados relativos a manifestantes anti-Putin à Embaixada da Rússia em Portugal. Este envio ocorreu em 27 ocasiões, mas não foi caso único. A autarquia enviou também dados de protestantes às embaixadas de Angola, Israel, China e Venezuela. Entre estes dados constavam os nomes, as moradas e os contactos de ativistas. A polémica estalou em 2021 e levou o Ministério Público a abrir um inquérito
Image
O assessor que ia ganhar mais do que o próprio ministro
O ano passado teve um verão quente, especialmente para Fernando Medina, pois ficou-se a saber que o ministro das Finanças havia contratado Sérgio Figueiredo para seu consultor. Problema: Sérgio Figueiredo era o diretor de informação da TVI quando foi criado um espaço de comentário para Medina e agora, como consultor contratado pelo mesmo Medina, iria receber um salário ilíquido de mais de 4.700 euros mensais. Houve até quem sugerisse que se tratava de uma troca de favores…
Image

Ai o duplex…
O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, não declarou ao Constitucional o duplex no centro da capital de que era proprietário desde 2016, ao contrário do que determina a lei – os autarcas têm de atualizar a sua declaração de rendimentos quando há uma alteração patrimonial superior a 50 vezes o salário mínimo. Um mês antes de adquirir o imóvel, Medina atualizou a declaração: disse ter dado um sinal de 220 mil euros para comprar casa, mas não disse qual era o valor total do duplex.

Image
… mais problemas com o duplex
O duplex de Fernando Medina foi comprado, segundo o que foi noticiado, a Isabel Maria Teixeira Duarte – uma das herdeiras do grupo Teixeira Duarte. Depois de o então presidente da Câmara Municipal de Lisboa ter adquirido o duplex, a autarquia adjudicou, no ano seguinte, as obras de reparação do viaduto e miradouro de São Pedro de Alcântara na ordem dos 5,5 milhões de euros à Teixeira Duarte. De referir, que esta adjudicação foi feita por ajuste direto, sem concurso público.

Últimas de Política Nacional

O candidato presidencial André Ventura considerou hoje “um bom indício” ter havido um esclarecimento por parte do Ministério Público relativamente ao inquérito que envolve Gouveia e Melo e frisou que é importante saber qual a sua conclusão.
Antes de integrar o atual Governo, André Marques criou um perfil falso nas redes sociais para atacar adversários numa eleição para a Ordem dos Contabilistas Certificados. O Ministério Público evitou o julgamento com uma suspensão provisória.
Alexandra Leitão, ex-cabeça de lista do PS à Câmara de Lisboa e atual vereadora da oposição, contratou como assessora a mulher de Pedro Nuno Santos por uma avença mensal de €3.950 mais IVA, num acordo que pode atingir quase €95 mil em dois anos.
A mais recente sondagem da Pitagórica mostra o partido liderado por André Ventura a disparar para os 22,6%, com a maior subida do mês de dezembro, enquanto a AD perde terreno e o PS estagna.
Há 57 ajustes diretos sob escrutínio do Ministério Público. Os contratos foram aprovados quando Henrique Gouveia e Melo comandava a Marinha e o inquérito continua ativo, apesar do perdão financeiro do Tribunal de Contas.
O candidato presidencial André Ventura afirmou hoje que pretende participar na reunião do Conselho de Estado convocada para dia 09 de janeiro, mas renovou o apelo para que, “em nome da igualdade”, o encontro seja adiado.
O Presidente da República (PR) anunciou hoje a criação de centros de elevado desempenho na área de obstetrícia e ginecologia, esperando que venha a permitir respostas “sistemáticas e rigorosas” e que os “consensos mínimos” em termos laborais sejam uma realidade.
O candidato presidencial e líder do CHEGA, André Ventura, fez hoje um “apelo final” ao Presidente da República para que adie a reunião do Conselho de Estado para a semana seguinte à segunda volta das presidenciais.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, prometeu hoje a proibição dos maquinistas conduzirem sob o efeito do álcool, estupefacientes ou substâncias psicotrópicas.
O candidato presidencial e líder do CHEGA considerou hoje a mensagem de Natal do primeiro-ministro "pouco feliz e pouco empática" por não falar da situação na saúde, desafiando os seus adversários para um debate sobre o tema.