Capitania prolonga aviso de vento forte no arquipélago da Madeira até às 06:00 de quarta-feira

© D.R.

A Capitania do Porto do Funchal prolongou o aviso de vento forte na orla costeira do arquipélago da Madeira até às 06:00 de quarta-feira, recomendando aos proprietários e armadores das embarcações que adotem medidas de segurança.

O aviso emitido anteriormente, com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estava em vigor até às 18:00 de hoje.

A Capitania do Porto do Funchal indica que está previsto “vento fresco a muito fresco, por vezes forte no início, diminuindo gradualmente para moderado a fresco, por vezes muito fresco”.

Na costa norte da ilha da Madeira, as ondas poderão atingir 3 metros, ao passo que, na costa sul, deverão oscilar entre 1 e 1,5 metros.

O IPMA colocou a costa sul da Madeira sob aviso vermelho até às 20:00 de hoje, devido ao tempo quente.

A costa norte, as regiões montanhosas e a ilha do Porto Santo estão sob aviso laranja até as 21:00 também devido ao calor, com previsão de valores da ordem de 30°C na generalidade do arquipélago, ultrapassando os 35°C nas vertentes sul da ilha da Madeira.

Em comunicado, o IPMA refere que a “ação conjunta de um anticiclone localizado a nordeste do arquipélago dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, e de um vale depressionário localizado entre o norte de África e a Península Ibérica, permite o transporte de uma massa de ar quente e seco até ao arquipélago da Madeira”.

No que diz respeito à exposição à radiação ultravioleta (UV), o IPMA colocou hoje a ilha da Madeira em risco extremo e na quarta-feira em risco muito elevado.

Últimas do País

Portugal era, em 2024, o quarto Estado-membro com maior percentagem de pessoas incapazes de aquecer adequadamente as casas (14,5%), tendo a média da União Europeia (UE) sido de 9,2%, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.
A PSP apelou hoje à denúncia de qualquer tipo de crime, em contexto escolar ou noutro ambiente, no arranque da operação nacional ‘Internet Mais Segura’, dirigida aos alunos ao 1.º ao 3.º ciclo do ensino básico e secundário.
Uma grua de grandes dimensões que caiu hoje de madrugada na Figueira da Foz, litoral do distrito de Coimbra, atingiu seis casas em três ruas da zona turística do Bairro Novo, e provocou três desalojados, informou fonte oficial do município.
A E-Redes registou hoje um aumento do número de novas variações na rede eléctrica nacional, devido ao agravamento das condições atmosféricas durante a madrugada, e às 08:00, estavam sem luz 161 mil clientes.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 263 ocorrências, entre as 00:00 e as 08:00 relacionadas com o mau tempo, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo, disse à Lusa Telmo Ferreira.
As Forças Armadas têm mais de mil militares empenhados no terreno para apoio direto à população, além de 211 viaturas e 12 equipamentos de comunicações de emergência, anunciou hoje o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).
Uma mulher foi baleada na madrugada de hoje na Avenida de Ceuta, em Lisboa, disse à Lusa fonte da Polícia Judiciária (PJ) que está a investigar o caso.
Quinze pessoas deram entrada no Hospital de Santo André, em Leiria, por intoxicação com monóxido de carbono com origem em geradores, após a depressão Kristin, disse hoje à agência Lusa fonte hospitalar.
O candidato presidencial André Ventura apontou hoje um "falhanço do Estado" na gestão dos efeitos do mau tempo e apelou ao Governo que lance uma linha de apoio a fundo perdido e empenhe mais militares na ajuda às populações.
O Comando de Emergência e Proteção Civil de Lisboa e Vale do Tejo alertou hoje para o risco de ocorrência de inundações, cheias, penetrações de terras e derrocadas devido ao mau tempo e à subida dos caudais.