Capitania prolonga aviso de vento forte no arquipélago da Madeira até às 06:00 de quarta-feira

© D.R.

A Capitania do Porto do Funchal prolongou o aviso de vento forte na orla costeira do arquipélago da Madeira até às 06:00 de quarta-feira, recomendando aos proprietários e armadores das embarcações que adotem medidas de segurança.

O aviso emitido anteriormente, com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estava em vigor até às 18:00 de hoje.

A Capitania do Porto do Funchal indica que está previsto “vento fresco a muito fresco, por vezes forte no início, diminuindo gradualmente para moderado a fresco, por vezes muito fresco”.

Na costa norte da ilha da Madeira, as ondas poderão atingir 3 metros, ao passo que, na costa sul, deverão oscilar entre 1 e 1,5 metros.

O IPMA colocou a costa sul da Madeira sob aviso vermelho até às 20:00 de hoje, devido ao tempo quente.

A costa norte, as regiões montanhosas e a ilha do Porto Santo estão sob aviso laranja até as 21:00 também devido ao calor, com previsão de valores da ordem de 30°C na generalidade do arquipélago, ultrapassando os 35°C nas vertentes sul da ilha da Madeira.

Em comunicado, o IPMA refere que a “ação conjunta de um anticiclone localizado a nordeste do arquipélago dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, e de um vale depressionário localizado entre o norte de África e a Península Ibérica, permite o transporte de uma massa de ar quente e seco até ao arquipélago da Madeira”.

No que diz respeito à exposição à radiação ultravioleta (UV), o IPMA colocou hoje a ilha da Madeira em risco extremo e na quarta-feira em risco muito elevado.

Últimas do País

Luís Montenegro declarou o prolongamento do estado de calamidade até dia 8 de fevereiro, logo após a reunião de Conselho de Ministros, em São Bento.
O Governo reúne-se hoje em Conselho de Ministros extraordinário para analisar a situação de calamidade, as medidas de prevenção para os próximos dias e a recuperação das zonas afetadas pela depressão Kristin.
A pilhagem de cabos elétricos na Marinha Grande, distrito de Leiria, é um dos motivos para a falta de água no concelho, um dos mais fustigados pela tempestade da passada quarta-feira, disse hoje o presidente da Câmara.
Cerca de 180 mil clientes da E-Redes continuavam hoje às 08:00 sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da depressão Kristin na madrugada da passada quarta-feira.
Todas as dez freguesias de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, estão sem fornecidas de energia elétrica, com exceção de algumas zonas na sede de concelho, informou o presidente da Câmara Municipal.
Cerca de 198 mil clientes das E-Redes continuaram hoje às 13h00 sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da depressão Kristin na madrugada de quarta-feira.
Mais de 400 pessoas deram entrada nas urgências do hospital de Leiria com traumas devido a situações relacionadas com acidentes em trabalhos de limpeza e reconstrução, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria.
Carregados de pás, vassouras e sacos do lixo, centenas de voluntários juntaram-se hoje em Leiria, junto ao estádio municipal, para limpar e reerguer este concelho da região Centro, bastante afetado pela depressão Kristin, contando com pessoas de todo o país.
Um homem e uma mulher detidos na sexta-feira na posse de 22,7 quilos de haxixe, estão em prisão preventiva, indicou hoje a Guarda Nacional Republicana (GNR).
O furto de cabos e de gasóleo de geradores tem afetado a reposição do abastecimento de água no concelho de Porto de Mós, no distrito de Leiria, disse hoje o vereador Eduardo Amaral, que manifestou revolta.