Estudante é julgado por ser suspeito de violar colega em Coimbra

Um estudante de 23 anos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra vai começar a ser julgado no dia 11, por ser suspeito de abusar sexualmente de uma colega após um ‘peddy tascas’.

eventual crime terá ocorrido em 02 de dezembro de 2021, quando os dois jovens integravam um ‘peddy tascas’, iniciativa na qual os estudantes percorrem vários cafés, bares e tascas de Coimbra, ingerindo bebidas alcoólicas ao longo do percurso pelos estabelecimentos, refere a acusação do Ministério Público a que a agência Lusa teve acesso.

Segundo o documento, no café Troika, que se situava junto à Praça da República, a vítima terá encetado conversa com o arguido, num momento em que já se encontrava “visivelmente embriagada”.

Entre as 19:00 e as 19:30, a vítima deslocou-se com o arguido, que a amparava, para o Jardim da Sereia.

Chegados àquele jardim próximo da Praça da República, o arguido ter-se-á aproveitado do estado da vítima para abusar sexualmente da mesma, tendo parado quando a vítima se conseguiu opor e dizer “não”, refere o Ministério Público.

Posteriormente, a vítima terá adormecido encostada ao ombro do arguido. Quando acordou, cada um prosseguiu seu caminho, com a jovem a dirigir-se para os jardins da Associação Académica de Coimbra, ao encontro das suas amigas.

De acordo com o Ministério Público, só depois de se encontrar com as amigas é que a vítima se apercebeu de que tinha a camisa desapertada e os collants rasgados, circunstância “que a ofendida não conseguiu justificar, por não se recordar do que havia ocorrido”.

O Ministério Público vinca que o arguido teve relações sexuais com a vítima sabendo que esta “não possuía a capacidade e o discernimento necessários para se autodeterminar sexualmente, nem estava capaz de se defender” face ao consumo de bebidas alcoólicas em excesso.

O arguido, que aguarda o julgamento com a medida de coação de termo de identidade e residência, irá responder por um crime de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência, na forma agravada.

O julgamento começa no dia 11, às 09:30, no Tribunal de Coimbra.

Últimas do País

Dez distritos do litoral do continente estão esta terça-feira sob aviso vermelho, até às 21h00, devido à agitação marítima forte, com ondas que podem chegar aos 14 metros, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Tribunal Central Criminal de Lisboa condenou hoje a 25 anos de cadeia, em cúmulo jurídico, o homem acusado por um triplo homicídio numa barbearia na Penha de França.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve em Estarreja, no distrito de Aveiro, um jovem de 18 anos suspeito de partilhar na Internet vídeos e fotografias contendo crianças em práticas sexuais com adultos.
Mais de 610 mil clientes da E-Redes estavam às 11:00 sem energia elétrica em Portugal continental, sendo Leiria, com cerca de metade dos clientes afetados, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Santarém, os distritos mais afetados, segundo a empresa.
A passagem da depressão Kristin causou hoje cerca de 2.600 ocorrências no continente, sobretudo queda de árvores e de estruturas e inundações, afetando principalmente os distritos de Leiria, Coimbra, Lisboa e Santarém, disse a Proteção Civil.
Uma pessoa morreu hoje em Vila Franca de Xira, Lisboa, após a queda de uma árvore em cima do automóvel em que seguia, na sequência do mau tempo, disse à Lusa fonte da proteção civil.
A GNR desmantelou uma fábrica clandestina de produção “massificada” de tabaco, em Vila Pouca de Aguiar, e deteve um homem de 47 anos, no âmbito de uma investigação que decorria desde setembro, foi hoje anunciado.
A Associação Protetora de Diabéticos de Portugal (APDP) recebeu 18.667 utentes no ano passado, mais 609 que em 2024, disponibilizando acompanhamento clínico e informações sobre a diabetes, revelaram hoje responsáveis da organização.
Cerca de 1.500 ocorrências foram registadas pela proteção civil entre as 00:00 e as 08:00 de hoje por causa do mau tempo, um número que deverá subir devido às muitas situações ainda não contabilizadas.
A Carris Metropolitana registou em 2025 um total de 194 milhões de passageiros transportados e sucessivos recordes de procura em todos os municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), revelou esta terça-feira a empresa.