Sete dos oito idosos internados no Porto por intoxicação em lar já tiveram alta

Sete dos oito idosos do lar da Associação Social e Cultural de São Nicolau, no Porto, hospitalizados na terça-feira por suspeita de intoxicação por produtos de desinfeção utilizados no espaço já tiveram alta, disseram hoje fontes hospitalares.

© D.R.

Os idosos foram transportados para os hospitais de Santo António (cinco) e de São João (três).

Fonte do Hospital de São João disse hoje à Lusa que, dos três idosos que ali deram entrada na terça-feira à noite, apenas um se mantém internado em observação, mas “sem critérios de gravidade”.

No Hospital de Santo António, os cinco idosos que deram entrada na terça-feira tiveram alta ao início da manhã.

De acordo com a fonte do Santo António, “os idosos apresentavam sintomas ligeiros de intoxicação”.

Na terça-feira, fonte do Comando Metropolitano da PSP do Porto disse à Lusa que os restantes idosos deste lar foram também retirados do espaço e realojados pela Segurança Social em outras estruturas.

A Lusa contactou hoje a Associação Social e Cultural de São Nicolau para obter mais esclarecimentos, mas foi apenas dito que a situação estava “normalizada”, não sendo respondidas outras questões.

O alerta para o incidente foi dado pelas 21h50, referiu fonte do Comando Metropolitano do Porto da PSP.

A suspeita para a intoxicação são os produtos de limpeza utilizados nos espaços, acrescentou.

Últimas do País

Os administradores hospitalares alertaram hoje que a procura dos serviços de saúde no inverno pode obrigar os hospitais a desviar meios para acudir a doentes urgentes, impedindo-os de assumir de forma estanque uma redução das cirurgias não urgentes.
A Pinker, nova plataforma TVDE que irá ficar operacional nos próximos dias, pretende dar segurança às mulheres quando pedem um veículo, que será conduzido exclusivamente por mulheres, disse à Lusa a fundadora do projeto Mónica Faneco.
A família informou o Consulado-Geral do Brasil em Lisboa para considerar o cidadão “em situação de perigo para si e para terceiros.”
Mais de 75.000 crimes de violência doméstica foram registados em quatro anos pela PSP, que propôs quase 60.000 medidas de coação a agressores e sinalizou cerca de 46.000 crianças junto das comissões de proteção.
Cerca de 63 mil casos de herpes zóster foram diagnosticados num ano, uma doença que leva ao internamento de uma pessoa a cada dois dias e que custa anualmente ao país mais de 10 milhões de euros.
Centenas de bombeiros sapadores de várias regiões do país estão concentrados em Lisboa para exigir a valorização da carreira, que dizem não ser revista há mais de 20 anos, e o aumento de subsídios como o de risco.
A Associação Apícola de Entre Minho e Lima (APIMIL) apelou hoje às autoridades nacionais que tomem "ações concretas e bem dirigidas" contra a ameaça de invasão de uma nova vespa, mais perigosa do que a asiática.
Entre janeiro e setembro deste ano 344 mulheres foram violadas em Portugal, disse hoje à agência Lusa fonte oficial da Polícia Judiciária (PJ).
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00h00 de domingo e as 07h00 de hoje 750 ocorrências devido à chuva e vento fortes, a maioria inundações, sem causar vítimas.
Os nove métodos mais utilizados de burla por telefone foram identificados pela PSP hoje em comunicado, alertando a população para a ocorrência deste tipo de crime.