Passageiros nos aeroportos atingem máximo histórico em setembro com 6,7 milhões

O número de passageiros nos aeroportos portugueses atingiu 6,7 milhões em setembro, um novo máximo histórico para este mês, segundo dados do INE hoje divulgados.

©D.R.

“Desde o início de 2023, têm-se verificado máximos históricos nos valores mensais de passageiros nos aeroportos nacionais”, refere o Instituto Nacional de Estatística (INE), nas estatísticas rápidas do transporte aéreo hoje publicadas.

O INE disse ainda que em setembro foram movimentadas 17.500 toneladas de carga e correio, representando neste caso uma queda de 8,2% face a setembro do ano passado.

Comparando com setembro de 2019, antes da pandemia de covid-19 que afetou fortemente o setor da aviação, registaram-se aumentos de 12,3% no movimento de passageiros e uma ligeira queda de 0,5% no movimento de carga.

Em setembro, desembarcaram em média 110,9 mil passageiros por dia, mais 14,1% do que em setembro de 2022 e 12,9% face a setembro de 2019.

No acumulado entre janeiro e setembro de 2023, o número de passageiros aumentou 21,8% face a igual período de 2022, enquanto o movimento de carga e correio cedeu 2,6%.

Comparando com o mesmo período de 2019, houve aumentos de 11,7% e 6,6%, respetivamente.

Já considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais entre janeiro e setembro, o Reino Unido foi o principal país de origem e de destino dos voos, com crescimentos homólogos de 18,5% no número de passageiros desembarcados e 18,8% no número de passageiros embarcados.

França e Espanha ocuparam a segunda e terceira posições, respetivamente, quer como país de origem, quer como país de destino dos voos.

Últimas do País

A ministra da Saúde garantiu hoje que o projeto de ampliação e requalificação do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, “não está na gaveta” e que “já tem pernas” para avançar “no início do próximo ano”.
A Grande Lisboa registou um aumento de mais de 6,1% na criminalidade geral nos primeiros dez meses do ano, revelam dados oficiais da PSP. Apesar da descida ligeira nos crimes violentos, o cenário global aponta para uma região onde a insegurança cresce de forma consistente.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje em Lisboa um cidadão estrangeiro de 26 anos, que fugiu à polícia em agosto, por tráfico de droga, anunciou hoje aquela polícia.
O parlamento da Madeira aprovou hoje, por maioria, uma proposta de lei à Assembleia da República apresentada pelo CHEGA para revogar o limite de referência de droga para consumo médio individual de dez para cinco dias.
A Cloudfare anunciou esta terça-feira estar a investigar uma falha na sua rede global que provocou a 'queda' de vários clientes, como a rede social X, o 'chatbot' ChatGPT e o videojogo 'League of Legends'.
A Polícia Judiciária deteve no aeroporto de Lisboa, em três ações distintas, três mulheres estrangeiras, entre os 20 e os 39 anos, suspeitas do crime de tráfico de droga, indicou esta terça-feira a PJ.
Nos primeiros 10 meses de 2025, foram detidas pela Polícia Judiciária (PJ) 269 suspeitos de crimes sexuais, mais do que em todo o ano de 2024, quando foram detidos 251, revelou hoje o diretor da instituição.
O antigo governante e ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos Armando Vara foi detido na segunda-feira pela PSP, em Lisboa, para cumprir os dois anos e meio da prisão que restam devido aos processos Face Oculta e Operação Marquês.
O consumo global de antibióticos em Portugal aumentou 8% entre 2019 e 2024, quatro vezes mais do que a média de 2% registada nos países da União Europeia, revelou hoje o Infarmed no Dia Europeu do Antibiótico.
Mais de 35 mil pessoas morrem anualmente devido a infeções resistentes aos antibióticos, estimou hoje o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), alertando que a resistência antimicrobiana continua a aumentar na Europa.