Pela primeira vez sondagem apresenta empate técnico entre PS, AD e CHEGA para as legislativas

É a primeira vez que uma sondagem aponta para um empate técnico entre PS, a AD e CHEGA. Ventura afirma estar “confiante na vitória.”

Faltam pouco mais de duas semanas para o ato eleitoral de 10 de março e o partido de André Ventura aproxima-se cada vez mais do pelotão da frente, com o CHEGA a alcançar 16,9% de intenções de voto, sem distribuição de indecisos. Neste estudo, a AD surge na frente, com 21,4%, seguida do Partido Socialista com 21,1%, também com os indecisos por distribuir.

As duas semanas de campanha eleitoral que restam serão decisivas para os partidos captarem o voto dos indecisos e determinar o vencedor nas eleições legislativas. O que parece certo é que não haverá maioria absoluta de nenhum partido e que o CHEGA será determinante para uma maioria de direita.

O estudo foi levado a cabo pela empresa Paraná Pesquisas, tendo sido feitas entrevistas telefónicas entre os dias 8 e 17 de fevereiro, a eleitores com 18 anos ou mais. Foram realizadas 1203 entrevistas, sendo 840 a eleitores que irão votar no dia 10 de Março, com uma margem de erro estimada nos 3,4 pontos percentuais. A pesquisa de dados realizada por uma equipa especializada e treinada pela Intercampus.

Últimas de Política Nacional

André Ventura reafirmou que pretende usar a Presidência da República como ponto de partida para uma mudança profunda no país. Em entrevista com Pedro Santana Lopes, no programa Perceções e Realidades do NOW, o candidato presidencial apoiado pelo CHEGA afirmou já estar habituado a enfrentar “todos contra nós”.
O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, disse hoje, depois de visitar Marcelo Rebelo de Sousa no Hospital de São João, no Porto, onde o chefe de Estado foi operado, que não o vai substituir no cargo.
O Ministério Público questionou a alegada deslocação do antigo primeiro-ministro José Sócrates aos Emirados Árabes Unidos, admitindo que a viagem, a ter acontecido, poderá fazer parte de um plano de fuga e que as medidas de coação podem mudar.
Mamadou Ba, dirigente do SOS Racismo e antigo assessor do Bloco de Esquerda, voltou a proferir declarações insultuosas a André Ventura, em reação ao debate televisivo entre Catarina Martins e o candidato presidencial apoiado pelo CHEGA.
A campanha presidencial de Gouveia e Melo volta a cruzar-se com figuras próximas de José Sócrates. Depois de ter manifestado desconforto com o apoio público do antigo primeiro-ministro, novas ligações entre a candidatura e o ex-líder socialista tornam-se agora mais evidentes.
O presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), Ricardo Penarroias, considera "exacerbada" e "doentia" a vontade do Governo em privatizar a TAP, questionando como pode ser Miguel Pinto Luz a liderar o processo.
O candidato presidencial André Ventura admite que não passar a uma segunda volta das eleições de janeiro será uma derrota e que, se lá chegar, será uma batalha difícil, porque estarão “todos contra” si.
O candidato presidencial, e líder do CHEGA, André Ventura escolhe o antigo Presidente da República Ramalho Eanes e a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni como exemplos de liderança.
Um Presidente da República tem de fazer tudo para evitar o envio de jovens militares portugueses para a guerra na Ucrânia, disse hoje o candidato presidencial André Ventura, vincando que a Rússia tem de ser derrotada.
A Câmara de Vila Nova de Gaia revelou hoje ter determinado uma auditoria ao projeto Skyline/Centro Cultural e de Congressos, que levou a tribunal o ex-vice-presidente socialista Patrocínio Azevedo, juntamente com mais 15 arguidos, por suspeitas de corrupção.