Suíça dá 05 mil milhões para apoio a longo prazo à Ucrânia

O Governo suíço vai aumentar com 05 mil milhões de euros o apoio ao desenvolvimento económico e à reconstrução da Ucrânia até 2036.

© D.R.

A decisão foi tomada na reunião semanal do executivo, que considerou que este “é um forte sinal de solidariedade para com os afetados pela guerra na Ucrânia e procura promover uma maior estabilidade no continente europeu”.

A Suíça planeia atribuir um primeiro montante de 1,5 mil milhões de francos suíços (1,527 mil milhões de euros) do orçamento para a cooperação internacional até 2028.

Para cumprir o objetivo total de apoio até 2036, as autoridades informaram que iriam explorar outras fontes de financiamento para além do seu orçamento para a cooperação.

De acordo com as estimativas do Banco Mundial, o valor necessário para a reconstrução completa da Ucrânia após a ofensiva militar russa será de cerca de 450 mil milhões de euros.

Desde o início da invasão russa da Ucrânia, em fevereiro de 2022, a Confederação Suíça tem apoiado projetos na Ucrânia destinados a reabilitar as infraestruturas civis de energia e saúde, bem como as estradas e autoestradas destruídas.

Últimas do Mundo

Famílias imigrantes estão a viajar propositadamente para deixar adolescentes em instituições espanholas e aceder a benefícios públicos — um esquema que já envolve dezenas de casos e redes organizadas. O CHEGA avisa que Portugal “pode ser o próximo alvo” se não fechar urgentemente brechas legais semelhantes.
A Disney retirou pela primeira vez desde 2019 qualquer referência a “diversidade”, “equidade” ou “inclusão” dos seus relatórios oficiais, marcando um recuo histórico na estratégia ideológica que dominou a empresa nos últimos anos. Para o CHEGA, esta mudança demonstra que “o público está farto de propaganda disfarçada de entretenimento”.
A procuradora federal de Washington D.C. acusou hoje o suspeito do ataque contra dois agentes perto da Casa Branca de três crimes de tentativa de homicídio e um de posse ilegal de arma de fogo.
Pelo menos 75 pessoas morreram na sequência do incêndio que atingiu edifícios habitacionais em Hong Kong na noite de quarta-feira, segundo um novo balanço anunciado pelo porta-voz do Governo daquela região administrativa especial (RAEHK).
O Governo de Hong Kong anunciou hoje o lançamento de uma investigação anticorrupção, após o incêndio mais mortífero da história da cidade.
A ex-primeira-ministra do Bangladesh Sheikh Hasina, já condenada à morte pela repressão dos motins no país em 2024, foi sentenciada hoje a 21 anos de prisão em três processos de corrupção.
A idade da reforma em Portugal passará a ser de 68 anos, tornando-se a oitava mais elevada entre os 38 países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), segundo um relatório hoje divulgado.
Pelo menos 12 pessoas morreram hoje num incêndio que se alastrou a vários edifícios num complexo habitacional de Hong Kong, segundo a imprensa chinesa, sublinhando que havia pessoas presas nos apartamentos.
O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje um relatório que pede uma idade mínima de 16 anos para aceder às redes sociais sem consentimento dos pais nos 27 países da União Europeia (UE) e mecanismos para cumprir esta regra.
Metade dos casos de atendimento ao cliente em Portugal deverão ser tratados por inteligência artificial (IA) até 2027, de acordo com as principais conclusões da sétima edição do State of Service, da Salesforce, hoje divulgado.