Agente da PSP alvo de tentativa de homicídio por homem de etnia cigana

Um agente da PSP foi, na madrugada desta terça-feira, alvo de uma tentativa de homicídio, com uma garrafa de vidro partida, no Bairro Alto, em Lisboa.

© D.R.

Fonte da PSP avançou ao Folha Nacional que a agressão noticiada nos meios de comunicação foi mais do que isso. Tudo aconteceu por volta das 02h45, na Rua do Norte, no Bairro Alto, quando um agente da PSP, que estava de folga, tentou ajudar a acalmar desacatos que envolviam um grupo de pessoas e acabou por ser alvo de uma tentativa de homicídio por parte de um homem de etnia cigana que, utilizando uma garrafa partida, tentou atingir o pescoço do agente.

O elemento das forças de segurança conseguiu defender-se com o braço, evitando ser golpeado no pescoço, mas acabou com cortes profundos que obrigaram a que fosse transportado para o Hospital de S. José, onde permanece até ao momento.

Ao que o Folha Nacional apurou, os ferimentos do agente foram de tal forma profundos que está a ser equacionada uma intervenção cirúrgica, para minimizar os danos.

Até ao momento a PSP identificou dois suspeitos, mas não revelou mais detalhes.

Últimas do País

O Ministério da Administração Interna (MAI) disse hoje que foi registada uma diminuição das filas e do tempo de espera no aeroporto de Lisboa e que todos os postos têm agentes da PSP em permanência.
Quatro urgências de Ginecologia e Obstetrícia estarão fechadas na quarta-feira, número que sobe para cinco no Dia de Natal e seis na sexta-feira, dia de tolerância de ponto na administração pública, segundo o Portal do SNS.
Em 2026, será possível observar em Portugal em agosto um eclipse solar total, um fenómeno raro, que embora parcial em grande parte do país “terá bastante importância”, disse hoje o astrónomo Rui Jorge Agostinho.
Autoridade da Concorrência (AdC) está a investigar um alegado abuso de posição dominante no mercado nacional dos portais de anúncios imobiliários online, “envolvendo o principal grupo empresarial a operar neste segmento em Portugal”, indicou esta terça-feira em comunicado.
Portugal soma, desde o início do ano, 52 focos de gripe das aves, após ter sido registado um novo caso em Aveiro, indicou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
O Ministério Público vedou o acesso da Comunicação Social à averiguação preventiva que visou a empresa Spinumviva e o primeiro-ministro, alegando que o sigilo absoluto a que está sujeita só cessaria se tivesse sido aberto um inquérito.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou hoje para os cuidados a ter por causa do frio, lembrando que a descida das temperaturas aumenta o risco de agravamento de doenças crónicas e pedindo à população que se proteja.
Um total de 332 pessoas com excesso de álcool e 120 sem habilitação para conduzir foram detidas em cinco dias pela PSP e GNR, no quadro das operações de vigilância rodoviária para o Natal e Ano Novo.
A Polícia Judiciária (PJ) já está a disponibilizar o heliporto que fica situado na sua sede, em Lisboa, ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) para transporte de órgãos.
Os hospitais públicos devem garantir que têm profissionais suficientes para poder dar altos aos utilizadores nos três dias em que o Governo concedeu tolerância de ponto, segundo um despacho a que a Lusa teve acesso.