Observação de golfinhos condicionada na entrada do Estuário do Sado em agosto

A observação de golfinhos na entrada do estuário do Sado, em Setúbal, vai ser proibida durante o mês de agosto, para proteger os animais, de acordo com informação do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

© D.R.

Pelo segundo ano consecutivo, será proibida a permanência de embarcações marítimo-turísticas e recreativas à entrada do estuário.

“Estas medidas excecionais durante a época balnear têm como principal objetivo reduzir a perturbação associada à presença humana, protegendo assim a população de golfinhos roazes do Sado”, refere o instituto numa informação disponível no seu ‘site’.

De acordo com o ICNF, existem no Estuário do Sado cerca de 27 golfinhos roazes, incluindo cinco crias, sendo que alguns dos animais têm mais de 40 anos.

A decisão de interdição resulta das conclusões de um estudo realizado em 2022, que “destacou a vulnerabilidade desta população devido ao seu reduzido número e à baixa probabilidade de crescimento até 2030”, refere.

As atividades de observação de cetáceos e navegação marítimo-turística continuarão a ser permitidas na Costa da Arrábida, Costa de Troia e restante Sado, adianta.

Últimas do País

Todos os acessos ao maciço central da Serra da Estrela, que tinham sido fechados pelas 17h00 de terça-feira devido à queda de neve, já estão desimpedidos, disse a Proteção Civil.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, agradeceu hoje ao Hospital de São João, no Porto, onde foi operado a uma hérnia, o tratamento recebido, e enalteceu o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Uma mulher de 20 anos foi detida por suspeita de abuso sexual de crianças e pornografia de menores, sendo a vítima um menor de 13 anos que conheceu nas redes sociais, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Mais de uma em cada quatro turmas com alunos com necessidades educativas está sobrelotada, o que representa um aumento das escolas em incumprimento da legislação face ao ano passado, revela um inquérito da Fenprof.
O Presidente da República, operado na segunda-feira a uma hérnia encarcerada, terá alta dentro de aproximadamente uma hora, disse hoje a presidente do Hospital de São João, no Porto, onde o chefe de Estado está internado desde segunda-feira.
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) denuncia a "grande revolta" dos polícias no aeroporto de Lisboa, que refutam as críticas de serem responsáveis pelos tempos de espera e acusam "a intromissão e pressão inexplicável" do poder político.
A neve que cai com intensidade no maciço central da Serra da Estrela levou ao encerramento da Estrada Nacional (EN) 339, que atravessa o ponto mais alto da montanha.
Portugal registou 20 casos de sarampo desde o início do ano, nove dos quais em pessoas não vacinadas, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
As companhias aéreas TAP e Sata e a SPdH, de assistência em terra em aeroportos, acordaram com vários sindicatos a realização de serviços mínimos na greve geral de 11 de dezembro, segundo documentos publicados pela DGERT.
Cerca de 600 alunos das escolas de Montalegre regressaram hoje a casa mais cedo por precaução devido à queda de neve, informou a Proteção Civil Municipal.