Detido por esfaqueamento na Alemanha é um jovem de 15 anos mas não o agressor

O suspeito detido hoje em Solingen, na Alemanha por envolvimento no esfaqueamento que na sexta-feira matou três pessoas e feriu oito é um adolescente de 15 anos por alegadamente ter tido conhecimento prévio do ataque, informou a polícia.

© D.R.

“Esta manhã foi detido um indivíduo de 15 anos”, anunciou hoje o diretor da operação policial, Thorsten Fleiss, em conferência de imprensa sobre este caso que chocou a Alemanha.

O responsável explicou que o adolescente é suspeito de ter conhecimento prévio do ataque e de não ter agido para o evitar, mas os investigadores acreditam que não se trata do agressor, que ainda está em fuga e que terá agido sozinho.

O jovem, que foi detido de manhã na casa da família, foi identificado com base no testemunho de duas pessoas que ouviram uma conversa suspeita antes dos acontecimentos durante um festival municipal, em Solingen, no oeste da Alemanha, e que, após o ataque, contactaram a polícia.

“Só sabemos que falou com uma pessoa, se essa pessoa era o agressor não temos a certeza”, disse o procurador responsável pela luta contra o terrorismo na região da Renânia do Norte-Vestefália (NRW), Markus Caspers, na conferência de imprensa.

O procurador não quis fornecer uma descrição do alegado autor do ataque, devido aos testemunhos contraditórios que foram recolhidos e à falta de clareza até agora do caso.

“Nada seria mais prejudicial do que dar uma descrição, apelar à população, por assim dizer, para cooperar com a operação de busca e descobrir no decurso da investigação que a pessoa parece completamente diferente”, afirmou.

Caspers indicou que, tal como a polícia antecipou ao longo do dia, não se pode excluir a suspeita de que o ataque, ocorrido numa festa ao ar livre durante as comemorações do 650.º aniversário da fundação de Solingen, seja um ato terrorista.

“Não há outro motivo aparente. As vítimas eram desconhecidas, sem parentesco. Por isso pensamos que é possível que tenha sido um ato terrorista”, afirmou.

O diretor da operação policial apoiou esta hipótese ao confirmar, em resposta a perguntas da imprensa, que, segundo as imagens do ataque, as facadas foram dirigidas “com muita precisão” ao pescoço das vítimas.

Os responsáveis ​​policiais tornaram ainda públicas as idades das vítimas mortais, dois homens de 56 e 67 anos e uma mulher de 56, e a evolução dos feridos, dos quais quatro estão em estado crítico, dois em estado grave e dois em estado ligeiro.

No entanto, não quiseram confirmar a informação avançada em meios de comunicação social sobre uma possível descoberta da arma do crime, uma faca, uma vez que salientaram que foram recolhidas muitas provas materiais cuja ligação ao ataque ainda está a ser investigada.

Os acontecimentos ocorreram na sexta-feira cerca das 21:45 locais (menos uma hora em Lisboa), no centro histórico de Solingen e perto de um dos palcos onde decorria um concerto do Festival da Diversidade.

Depois de esfaquear várias pessoas ao acaso, o agressor conseguiu fugir entre o caos que se instalou e, de acordo com a polícia, o seu paradeiro ou identidade permanecem um mistério.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, declarou-se chocado com o ataque e pediu que o autor fosse punido “em toda a extensão” da lei.

“Na nossa sociedade não devemos tolerar algo assim e nunca aceitá-lo”, disse.

A ministra do Interior alemã, Nancy Faeser, deverá visitar o local hoje à tarde.

Últimas do Mundo

Milhares de agricultores juntaram-se este sábado, dia 10 de janeiro, em Athlone, no centro da Irlanda e em Ourense, Espanha, para protestar contra o acordo de comércio livre entre a União Europeia e o Mercosul, de acordo com as agências AFP e EFE.
A polícia de Devon e Cornualha informou que a vítima mortal é um homem com cerca de 50 anos que morreu na noite de quinta-feira após a queda de uma árvore sobre a caravana em que se encontrava.
As autoridades australianas declararam hoje o estado de catástrofe devido à dimensão dos incêndios florestais, que destruíram várias casas e devastaram vastas áreas de floresta no sudeste rural do país.
O número de insolvências de empresas na Alemanha atingiu em 2025 o nível mais alto dos últimos 20 anos (17.604), de acordo com uma análise divulgada hoje pelo Instituto Leibniz de Investigação Económica de Halle (IWH).
A igreja católica de Espanha vai assumir a reparação de centenas de vítimas de abusos sexuais cujos casos não podem já ter resposta por via judicial, segundo um acordo assinado hoje entre a Conferência Episcopal e o Governo.
A justiça britânica aplicou penas de prisão a três residentes de Epping, em Essex, que, somadas, superam a condenação do imigrante ilegal responsável por crimes sexuais que desencadearam os protestos.
Os aeroportos europeus de Amesterdão, Bruxelas e Paris tiveram hoje de cancelar centenas de ligações aéreas, incluindo para Portugal, devido à queda de neve e vento, de acordo com as autoridades locais.
A secção do Ministério Público federal alemão responsável pelo combate às ameaças terroristas anunciou hoje que vai investigar a hipótese de terrorismo e sabotagem no apagão em parte de Berlim, ocorrido sábado.
Os agricultores da União Europeia (UE) terão ao seu dispor, no próximo quadro financeiro plurianual 2028-2034, um montante reservado de 293,7 mil milhões de euros, garantiu hoje a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Um ato de sabotagem contra a rede elétrica mergulhou bairros inteiros do sudoeste de Berlim no caos, afetando dezenas de milhares de pessoas, empresas e serviços essenciais. As autoridades alemãs falam agora num ataque deliberado reivindicado por um grupo extremista.