Polícia indonésia detém sete suspeitos de planearem ataque ao papa

A polícia da Indonésia anunciou a detenção de sete pessoas suspeitas de planearem um ataque ao papa durante a visita de Francisco ao país, que terminou na sexta-feira.

© D.R.

A maioria dos suspeitos foi detida entre 02 e 03 de setembro nas cidades de Bogor, a cerca de 50 quilómetros de Jacarta, e Bekasi, a este da área metropolitana da capital, de acordo com um comunicado divulgado na sexta-feira à noite pela unidade antiterrorismo Densus-88.

Os suspeitos, identificados apenas pelas iniciais, planeavam um atentado contra o papa, de acordo com material encontrado durante uma busca na casa de um dos detidos.

Durante a operação, as autoridades apreenderam arcos e flechas, um ‘drone’ e propaganda do Estado Islâmico, indicaram as autoridades.

O porta-voz da Densus-88, Aswin Siregar, disse que as investigações estão em curso e que ainda não foi determinado se os sete detidos se conhecem ou são membros da mesma célula terrorista.

O papa Francisco visitou entre 03 e 06 de setembro a Indonésia, país no mundo com o maior número de muçulmanos.

Durante a estadia, Francisco esteve na mesquita Istiqlal, em Jacarta, onde, em conjunto com o grande imã Nasaruddin Umar, enviaram uma mensagem de unidade e harmonia religiosa.

Francisco encontra-se agora na Papua Nova Guiné, a segunda paragem da longa viagem pela região Ásia-Pacífico, que o vai levar ainda a Timor-Leste e a Singapura.

Últimas do Mundo

Mais de 40% do território espanhol está num processo de degradação devido à atividade humana que pode conduzir a desertificação, segundo o primeiro "Atlas da Desertificação em Espanha", elaborado por cientistas de diversas universidades e publicado recentemente.
O número de vítimas das inundações e deslizamentos de terra que atingiram a Indonésia subiu para 1.003 mortos e 218 desaparecidos, anunciou hoje a Agência Nacional de Gestão de Catástrofes.
Perante o colapso do sistema de asilo, o Governo britânico avançou com um método relâmpago: milhares de pedidos estão a ser aprovados sem entrevistas, apenas com base num questionário escrito. A oposição acusa Londres de “escancarar as portas” à imigração.
A cidade alemã de Salzgitter vai obrigar requerentes de asilo aptos para trabalhar a aceitar tarefas comunitárias, sob pena de cortes nas prestações sociais.
O homem que enganou Espanha, desviou dinheiro público e fugiu à Justiça acabou capturado em Olhão. Natalio Grueso, condenado por um esquema milionário de peculato e falsificação, vivia discretamente no Algarve desde que desapareceu em 2023.
O voo MH370 desapareceu a 8 de março de 2014 quando voava de Kuala Lumpur para Pequim com 239 pessoas a bordo, incluindo 227 passageiros - a maioria dos quais chineses - e 12 membros da tripulação.
A Comissão Europeia abriu hoje uma investigação à gigante tecnológica Google por suspeitar de violação da lei da União Europeia (UE), que proíbe abuso de posição dominante, ao impor "condições injustas" nos conteúdos de inteligência artificial (IA).
A tecnológica Meta anunciou a aquisição da empresa norte-americana Limitless, criadora de um pendente conectado, capaz de gravar e resumir conversas com recurso à inteligência artificial (IA).
Ministério Público holandês está a pedir penas que podem chegar aos 25 anos de prisão para um pai e dois filhos acusados de assassinarem Ryan Al Najjar, uma jovem síria de 18 anos que, segundo a acusação, foi morta por se recusar a seguir as regras tradicionais impostas pela própria família.
Cada vez mais portugueses procuram a Arábia Saudita, onde a comunidade ainda é pequena, mas que está a crescer cerca de 25% todos os anos, disse à Lusa o embaixador português em Riade.