Depois da intervenção de Viktor Orbán no PE, em Estrasburgo (França), para apresentar as prioridades da presidência húngara do Conselho da União Europeia (UE), a presidente do parlamento, Roberta Metsola, anunciou que discursaria Ursula von der Leyen.
Um grupo de eurodeputados da Esquerda e socialistas começou a cantar o refrão da música “Bella Ciao”, que ficou conhecida pela importância que adquiriu na luta italiana durante o regime de Benito Mussolini e contra as tropas nazis.
Um grupo de eurodeputados do Patriotas pela Europe, grupo político que nasceu nesta legislatura e que agrega os dois eurodeputados do CHEGA, levantou-se para aplaudir Viktor Orbán.
O grupo, que incluiu o eurodeputado português Tiago Moreira de Sá, continuou a aplaudir, enquanto os eleitos à esquerda continuavam a cantar, impedindo a presidente da Comissão Europeia de intervir no plenário.
Roberta Metsola exigiu respeito pela instituição, mas os eurodeputados não acederam.
“Isto não é a Eurovisão. Isto mais parece a ‘Casa de Papel’, mas isto não é a Eurovisão, vamos respeitar a dignidade desta casa”, criticou a presidente do Parlamento Europeu, aludindo à série televisiva espanhola que voltou a popularizar a canção nos últimos anos.