Desempregados inscritos nos centros de emprego sobem 5,7% em dezembro

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego subiu 5,7% em dezembro de 2024, em termos homólogos, e 4,1% face a novembro, para 335.665, segundo dados divulgados hoje pelo IEFP.

©️ Centro de Emprego

Segundo o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), no final de dezembro do ano passado, “estavam registados, nos serviços de emprego do Continente e Regiões Autónomas, 335.665 indivíduos desempregados, número que representa 71,3% de um total de 470.629 pedidos de emprego”.

São mais 18.006 pessoas inscritas nos centros de desemprego face a dezembro de 2023. Para este aumento, “na variação absoluta, contribuíram os inscritos há menos de 12 meses (+13.052), os que procuram um novo emprego (+14.674) e os adultos (+15.145)”, revela o IEFP na nota hoje divulgada.

Já na comparação em cadeia, isto é, face a novembro de 2024, trata-se de mais 13.117 pessoas inscritas nos centros de emprego. É o terceiro mês consecutivo a subir.

No que toca aos grupos profissionais com maior expressão, face ao período homólogo, “observa-se um acréscimo no desemprego nos grupos profissionais dos “trabalhadores não qualificados”(+10,8%), “especialistas das atividades intelectuais e científicas” (+9,9%) e “operadores de instalações e máquinas e trabalhadores da montagem” (+9,3%).

Por outro lado, registou-se uma “redução no desemprego nos grupos profissionais do “Pessoal administrativo” (-0,6%) e “agricultores e trabalhadores qualificados da agricultura, pesca e floresta”(-12,7%)”.

À semelhança do que tem sucedido, a nível regional, o desemprego registado aumentou em todas as regiões em dezembro do ano passado, face ao período homólogo, com exceção dos Açores e da Madeira, onde recuou 3% e 10,1%, respetivamente.

O valor mais acentuado de aumento do desemprego foi registado na região de Lisboa e Vale do Tejo (+10,3%).

Já na comparação em cadeia, registou-se um “aumento em todas as regiões, sendo o aumento global no desemprego na ordem dos 4,1%”, indica o IEFP.

No final de dezembro de 2024, as ofertas de emprego por satisfazer atingiram os 9.655 nos serviços de emprego de todo o país, o que corresponde a uma diminuição das ofertas em ficheiro na análise anual (-698; -6,7%) e face ao mês anterior (-3.305; -25,5%).

Últimas de Economia

O prazo para a entrega das manifestações de interesse pela privatização da TAP termina hoje, seguindo-se agora a análise das candidaturas pela Parpública e a preparação para as propostas não vinculativas.
Os pagamentos aos beneficiários do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ultrapassaram a barreira dos 10.000 milhões de euros na última semana, com as empresas a manterem-se na liderança, segundo o último relatório de monitorização.
O endividamento do setor não financeiro, que reúne administrações públicas, empresas e particulares, aumentou 9.400 milhões de euros em setembro face a agosto, para 866.400 milhões de euros, anunciou hoje o Banco de Portugal (BdP).
O International Airlines Group (IAG) entregou à Parpública uma declaração de interesse no processo de privatização da TAP, anunciou hoje o grupo dono da British Airways e da Iberia, um dia antes do final do prazo definido.
O montante investido em certificados de aforro voltou a aumentar em outubro, em termos homólogos, para 39.387 milhões de euros, um crescimento de 15,4% em termos homólogos, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).
A intensidade energética da economia situou-se em 3,7 MJ/euro em 2023, traduzindo uma redução de 6,4% face a 2022, o resultado mais baixo da série disponível, anunciou hoje o Instituto Nacional e Estatística (INE).
O escândalo da privatização da TAP volta a rebentar: o Ministério Público constituiu quatro arguidos por suspeitas de que a companhia aérea foi comprada… com o próprio dinheiro da TAP. A operação 'Voo TP789' desencadeou 25 buscas explosivas e está a abalar o setor da aviação nacional.
A taxa de inflação homóloga fixou-se, em outubro, nos 2,1% na zona euro, confirmou hoje o Eurostat, indicando que na União Europeia (UE) foi de 2,5%, com Portugal a apresentar a sexta menor (2,0%).
A Polícia Judiciária realizou hoje várias buscas no âmbito da privatização da TAP em 2015.
O Conselho Económico e Social (CES) considera "insuficiente o grau de clareza" das transferências internas da Segurança Social e recomenda que a Conta Geral do Estado (CGE) "passe a incluir dados detalhados" sobre a Caixa Geral de Aposentações (CGA).