Meloni falou com Trump antes da reunião de hoje em Londres sobre Ucrânia

A primeira-ministra italiana conversou, no sábado à noite, com o presidente dos Estados Unidos sobre o encontro de hoje, em Londres, com o chefe de Estado ucraniano, no âmbito da reunião de líderes europeus sobre a segurança da Ucrânia.

© Facebook de Giorgia Meloni

Segundo adianta a agência de notícias Efe, aquela conversa, via telefone, foi revelada esta manhã pelo gabinete de Giorgia Meloni, em comunicado.

“Meloni teve uma conversa telefónica esta noite [com Donald Trump], também tendo em vista o encontro que terá durante o dia de hoje na capital britânica com Zelensky”, cita a efe.

A Meloni é considerada uma das principais aliadas de Trump na Europa e, segundo analistas, procura potenciar o seu papel como interlocutora entre os EUA e os países europeus.

A conversa com o Presidente norte-americano aconteceu depois de na sexta-feira Donald Trump ter tido um confronto sem precedentes diante das câmaras com o presidente da Ucrânia, aquando da visita deste à Casa Branca, acontecimento que abalou as relações entre os EUA e a Ucrânia.

Antes da reunião, Meloni encontrar-se-á com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, em Downing Street, seguindo depois ambos para Lancaster House para discutir os próximos passos no planeamento das garantias de segurança, caso seja alcançado um acordo de paz na Ucrânia.

Esta será uma reunião informal de líderes europeus para debater a Ucrânia, a segurança europeia e, segundo Kiev, as garantias de segurança para a Ucrânia em caso de cessar-fogo com a Rússia.

Todas estas questões serão também debatidas em 06 de março em Bruxelas, onde se realizará uma cimeira extraordinária de líderes, e em 20 de março numa reunião que já estava prevista.

Últimas do Mundo

Pelo menos 12 pessoas morreram hoje num incêndio que se alastrou a vários edifícios num complexo habitacional de Hong Kong, segundo a imprensa chinesa, sublinhando que havia pessoas presas nos apartamentos.
O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje um relatório que pede uma idade mínima de 16 anos para aceder às redes sociais sem consentimento dos pais nos 27 países da União Europeia (UE) e mecanismos para cumprir esta regra.
Metade dos casos de atendimento ao cliente em Portugal deverão ser tratados por inteligência artificial (IA) até 2027, de acordo com as principais conclusões da sétima edição do State of Service, da Salesforce, hoje divulgado.
Pelo menos 13 pessoas, incluindo várias crianças, morreram devido às fortes inundações na província de Sumatra do Norte, no oeste da Indonésia, onde também ocorreram deslizamentos de terra, declararam, esta quarta-feira, as autoridades locais.
O governo francês anunciou hoje que vai apresentar uma ação judicial contra as plataformas de vendas ‘online’ AliExpress e Joom, como já fez com a Shein, por venderem bonecas sexuais com aparência infantil.
O Conselho da União Europeia (UE) aprovou hoje legislação destinada a prevenir e combater o abuso sexual de crianças 'online', podendo agora negociar com o Parlamento Europeu um texto final.
O combate global ao VIH, vírus da imunodeficiência humana que causa a SIDA, está a colapsar por falta de financiamento, alertou hoje a ONU, adiantando que a situação deverá resultar em mais 3,3 milhões de pessoas infetadas até 2030.
As autoridades da capital indonésia, Jacarta, proibíram hoje o abate e venda de carne de cão, gato e outros animais para alimentação humana por serem transmissores da raiva, embora estes consumos sejam minoritários naquele país.
A Google nega algumas notícias recentes que afirmam que a empresa mudou as suas políticas para usar as mensagens e anexos dos 'emails' dos utilizadores para treinar os seus modelos de Inteligência Artificial (IA).
O Parlamento Europeu vai discutir um relatório que recomenda a proibição da utilização das redes sociais a menores de 13 anos e um limite mínimo de 16 anos, ainda que esta limitação esteja longe de reunir consenso.