Primeira noite sem ataques russos desde acordo para trégua energética

A Ucrânia não registou qualquer ataque de drones russos durante a noite, pela primeira vez desde que foi anunciado um acordo destinado a proibir os ataques a instalações energéticas, disseram hoje as autoridades de Kiev.

© Facebook de Volodymyr Zelensky

“Não houve drones de ataque. Vamos continuar vigilantes até que isso não signifique nada”, escreveu o chefe do Conselho de Segurança Nacional do Centro de Combate à Desinformação da Ucrânia, Andriy Kovalenko, na plataforma de mensagens Telegram.

O canal da Força Aérea Ucraniana, que normalmente regista, durante a noite, a chegada de drones de ataque kamikazes Shahed, que a Rússia adquiriu ao Irão, também não reportou qualquer drone a entrar no espaço aéreo ucraniano nas últimas horas.

A ausência de ataques é praticamente sem precedentes desde o primeiro ano da guerra e não ocorria desde que a Rússia se comprometeu publicamente, a 18 de março, a deixar de atacar as infraestruturas energéticas da Ucrânia.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou o homólogo russo, Vladimir Putin, com tarifas adicionais sobre as exportações de petróleo, a partir deste fim de semana, caso não avançasse para o cessar das hostilidades que Washington procura.

Últimas do Mundo

Quase 80 pessoas foram detidas no âmbito de uma operação internacional que desmantelou uma plataforma online de pornografia infantil e que tinha mais de 1,8 milhões de utilizadores em todo o mundo, anunciaram hoje as autoridades alemãs.
A Comissão Europeia abriu hoje as candidaturas para um novo ciclo do programa DiscoverEU, que disponibiliza quase 36 mil bilhetes de comboio a jovens de 18 anos em toda a Europa, terminando o prazo no dia 16.
A Comissão Europeia aplicou hoje multas de 458 milhões de euros a ‘gigantes’ do setor automóvel, como BMW, Toyota e Volkswagen, e à associação europeia por cartel na reciclagem de veículos em fim de vida denunciado pela Mercedes-Benz.
Três pessoas suspeitas de estarem ligadas ao grupo islamita libanês Hezbollah foram detidas hoje em Barcelona, Espanha, numa operação antiterrorista internacional, revelaram fontes judiciais e policiais espanholas a meios de comunicação social locais.
A Ucrânia não registou qualquer ataque de drones russos durante a noite, pela primeira vez desde que foi anunciado um acordo destinado a proibir os ataques a instalações energéticas, disseram hoje as autoridades de Kiev.
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, apelou hoje à comunidade internacional para que se una para "eliminar de uma vez por todas as redes de tráfico humano", durante uma cimeira em Londres com 40 países representados.
Um acordo para acabar com os subsídios prejudiciais à pesca poderá ser alcançado ainda antes da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, agendada para junho em Nice, disse o enviado especial da ONU para os oceanos.
O ator norte-americano Richard Chamberlain, herói da série televisiva "Dr. Kildare", morreu no sábado no Havai, aos 90 anos, de acordo com o seu agente.
O papa Francisco disse hoje que acompanha “com preocupação” a situação no Sudão do Sul, e também lamentou que “a guerra continue a fazer vítimas inocentes” no Sudão, pedindo negociações para uma trégua.
O primeiro-ministro israelita viaja para a Hungria em 02 de abril, anunciou hoje o seu Gabinete, apesar do mandado de detenção do Tribunal Penal Internacional (TPI) por suspeitas de crimes de guerra e crimes contra a humanidade em Gaza.