Segundo suspeito de tentativa de homicídio em Braga entregou-se na quinta-feira

O segundo suspeito da tentativa de homicídio em Adaúfe, no distrito de Braga, em fevereiro, e de quem sem desconhecia o paradeiro, entregou-se na quinta-feira no Tribunal de Guimarães, revelou hoje em comunicado a Polícia Judiciária (PJ). 

© Facebook da PJ

Os factos, em investigação pelo Departamento de Investigação Criminal de Braga da PJ, ocorreram ao início da tarde de 21 de fevereiro, numa oficina de automóveis, após a vítima, de 54 anos, se ter recusado a reparar o veículo pertencente a ambos os suspeitos, descreve o comunicado.

O outro detido é filho do homem que se entregou na quinta-feira e foi detido pela PJ no início de abril, aguardado julgamento em prisão preventiva, acrescenta.

“Não aceitando tal recusa, pai e filho agrediram a vítima de forma violenta”, primeiro com “recurso a um taco de madeira e, na continuidade das agressões, com uma arma branca e um tijolo”, detalha a PJ.

O proprietário da oficina “sofreu uma perfuração cortoperfurante na zona abdominal, do qual resultaram graves ferimentos, colocando em perigo a sua vida”, após o que foi submetido a uma intervenção cirúrgica urgente no Hospital de Braga, onde ficou internado durante alguns dias, lê-se ainda.

Os suspeitos colocaram-se em fuga, vindo a primeira detenção a ocorrer no dia 02 de abril, enquanto o segundo suspeito, com paradeiro desconhecido, apresentou-se na quinta-feira no Tribunal de Guimarães, onde foi dado cumprimento ao mandado de detenção fora de flagrante delito que sobre ele impendia, continua o comunicado.

Presente a primeiro interrogatório judicial foi-lhe aplicada a medida de coação mais gravosa de prisão preventiva, revela a PJ.

Últimas do País

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) alertou hoje para a falta de reconhecimento das equipas de cuidados paliativos ao domicílio, alegando que enfrentam condições de trabalho indignas e desigualdade perante outros profissionais de saúde.
O procurador-geral da República não se comprometeu hoje com uma data de conclusão da averiguação preventiva à empresa familiar do primeiro-ministro, a Spinumviva, e disse estar a avaliar “os meios necessários” para a terminar.
O ministro da Educação admitiu hoje que o ano letivo poderá arrancar com falta de professores nas escolas, mas disse acreditar num regresso às aulas com a "máxima normalidade" e que as escolas consigam suprimir falhas.
Os jovens diplomados do ensino superior que ainda não estão a beneficiar da devolução das propinas vão poder receber o prémio de valorização das qualificações, mas terão de escolher entre esse apoio ou o IRS Jovem.
O Ministério Público (MP) confrontou hoje José Sócrates, em tribunal, com escutas em que este combinou um jantar, em 2014, em casa do ex-banqueiro Ricardo Salgado, tendo o antigo primeiro-ministro insistido que essa refeição nunca aconteceu.
A Associação Nacional de Municípios Portugueses defendeu hoje a realização de um debate nacional, a partir de outubro, envolvendo o Estado central, municípios e entidades competentes, para se tomarem medidas que evitem a repetição de incêndios no próximo verão.
O Governo vai descongelar, a partir do ano letivo 2026/2027, o valor das propinas das licenciaturas, que não sofre alterações desde 2020 e passará de 697 para 710 euros, anunciou hoje o ministro da Educação.
Os estudantes deslocados pagam, pelo menos, mais 200 euros por mês para frequentar o ensino superior face aos colegas que estudam na sua cidade, com o alojamento a representar a maior despesa.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) recolheu durante os meses de julho e agosto 187 armas de fogo e 2.730 munições, que foram entregues de forma voluntária pelos proprietários, anunciou hoje esta polícia.
O Ministério Público está a investigar a morte de um bebé de 11 meses que terá sofrido uma paragem cardiorrespiratória à porta do centro de saúde de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.