Presidente da República elogia “sentido de missão” da GNR pelo 114.º aniversário

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinalou hoje o 114.º aniversário da Guarda Nacional Republicana (GNR), apontando o "sentido de missão de todos os que nela servem".

©D.R.

Segundo uma nota, no ‘site’ da Presidência da República, “assinalar o 114.º aniversário da Guarda Nacional Republicana (GNR) é reconhecer o valor de uma instituição cuja história se entrelaça com a própria História de Portugal”.

Marcelo assinala os “114 anos de serviço à Nação marcados pela dedicação, pelo sacrifício e por um inabalável sentido de missão de todos os que nela servem”.

“Instituição de cariz secular, a GNR tem mantido, ao longo do tempo, uma atuação firme e preventiva e, ao mesmo tempo, solidária e próxima, ao zelar pelo cumprimento da legalidade democrática e pela segurança dos cidadãos que, em Portugal e no Mundo, nela confiam”, salientou ainda.

Na mesma nota, assinalou que o futuro das instituições se constrói “todos os dias”, acrescentando que “a história da Guarda é construída, diariamente, pelos seus militares e civis, a quem o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa dirige o seu renovado reconhecimento por, em permanente estado de prontidão, guardarem o nosso Portugal”.

Últimas de Política Nacional

O candidato presidencial André Ventura não respondeu às críticas do presidente da Câmara de Leiria por ter iniciativas de campanha nesta região afetada pelo mau tempo e considerou tratar-se de "picardias políticas".
O candidato presidencial André Ventura defendeu hoje uma “profunda auditoria” à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), acusando o Governo de “desleixo” na resposta à depressão Kristin.
O parlamento decidiu por unanimidade hoje suspender os trabalhos da comissão parlamentar de inquérito (CPI) ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) durante a próxima semana, devido à segunda volta das eleições presidenciais.
PSD e CDS reprovaram hoje uma resolução do CHEGA para que o Governo agisse no sentido de impor a toda a rede consular portuguesa "informação clara e atualizada" visando facilitar o voto nas eleições presidenciais.
O Governo decidiu pagar 4404 euros brutos mensais a cada um dos quatro consultores do grupo de trabalho para a reforma do Estado, num total de 17 616 euros por mês — salários acima dos cargos máximos da Administração Pública.
Para André Ventura, a resposta do Estado aos estragos causados pela tempestade Kristin falhou no tempo e na liderança, com decisões tardias e ausência no terreno quando as populações mais precisavam.
A tempestade 'Kristin' deixou vítimas mortais e voltou a expor falhas graves na resposta do Estado. No Parlamento, o líder parlamentar do CHEGA acusou o PS de ter uma “memória curta” e de nunca ter corrigido erros estruturais que continuam a custar vidas.
André Ventura arranca a campanha no terreno, em zonas fustigadas pelo mau tempo, prometendo proximidade às populações e um choque frontal com o discurso da estabilidade defendido pelo adversário.
O candidato presidencial André Ventura lamentou hoje as mortes na sequência da depressão Kristin e disse que espera poder visitar zonas do país afetadas pelo mau tempo nos próximos dias.
Mais de 3,9 milhões de pessoas assistiram ao debate entre os candidatos presidenciais André Ventura e António José Seguro, e foi o mais visto de todos os debates, de acordo com a análise da Universal McCann.