Depressão Emília: Vem aí chuva, neve e agitação marítima

Foram emitidos avisos laranja para neve nos distritos da Guarda e Castelo Branco, e para agitação marítima na costa ocidental entre sexta e sábado.

© D.R.

A partir desta sexta-feira, o país enfrentará chuva por vezes intensa, neve em cotas elevadas e um mar bravo que promete castigar a costa ocidental, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, a precipitação deverá ser “pontualmente forte”, sobretudo na região Sul, onde se esperam períodos de chuva intensa. Nas zonas acima dos 1400 a 1600 metros, a chuva dará lugar à neve e poderá mesmo descer temporariamente aos 1200 metros nas serras do Norte.

Na Serra da Estrela, nos pontos mais altos, a acumulação poderá ultrapassar os 25 centímetros. Por isso, os distritos da Guarda e Castelo Branco encontram-se sob aviso laranja devido à neve, que deverá cair com intensidade significativa.

A costa ocidental prepara-se para enfrentar ondas de noroeste entre 4 e 6 metros, desde a manhã de sexta-feira até ao final da tarde de sábado. Um cenário suficientemente severo para justificar igualmente um aviso laranja, alertando para condições perigosas junto ao litoral.

Quanto às temperaturas, a descida será evidente: as máximas oscilarão entre os 16ºC e os 7ºC, enquanto as mínimas deverão variar entre os 12ºC e os 6ºC.

Últimas do País

Foram emitidos avisos laranja para neve nos distritos da Guarda e Castelo Branco, e para agitação marítima na costa ocidental entre sexta e sábado.
Uma rede criminosa que movimentou mais de 200 milhões de euros em apenas dois anos foi desmantelada pela PJ do Porto. Cinco pessoas foram detidas e 45 arguidos constituídos num esquema gigantesco de branqueamento ligado a comerciantes chineses.
Um jovem de 19 anos foi alvejado no peito por um disparo vindo de um carro em andamento, em plena via pública, em Carnaxide. A vítima está em estado grave e a Polícia Judiciária já assumiu a investigação.
O homem que foi esta quarta-feira encontrado morto nas imediações da Divisão de Investigação Criminal (DIC) da PSP de Lisboa tinha dado entrada e abandonado, em novembro, a urgência do Hospital de S. Francisco Xavier, adiantou à Lusa fonte hospitalar.
Hospitais sem equipas, comboios imobilizados, metro fechado, autocarros nas garagens e lixo por recolher em várias cidades. A greve geral convocada pela CGTP e UGT (a primeira desde 2013) está a provocar um bloqueio nacional sem precedentes.
Associações da hotelaria e da restauração, em linha com a confederação do turismo, consideram a greve geral prematura e despropositada quando a negociação laboral está em curso e antecipam que o impacto no setor será por via indireta.
A aplicação de telemóveis SNS 24 permite a partir de hoje a triagem de sintomas respiratórios, anunciou o secretário de Estado da Gestão da Saúde, manifestando-se convicto de que os constrangimentos da Linha SNS 24 estão ultrapassados.
As provas nacionais deste ano letivo começam no final de maio com os alunos do 4.º ano a demonstrarem os seus conhecimentos em Educação Artística e terminam em julho com os exames do ensino secundário.
A GNR e a Guardia Civil espanhola detiveram 15 pessoas e apreenderam 1.509 quilos de haxixe e 36 embarcações numa operação conjunta de combate ao tráfico de droga por via marítima na Península Ibérica, foi hoje anunciado.
A PSP está a realizar hoje buscas na sede do Sindicato dos Enfermeiros (SE), no Porto, no âmbito de um inquérito que investiga o alegado desvio de dinheiro da instituição pelo anterior presidente, indicou fonte judicial à agência Lusa.