Presidenciais: Campanha oficial para a segunda volta arranca na quarta-feira

A campanha oficial para a segunda volta das eleições presidenciais arranca na quarta-feira e decorre até ao dia 6 de fevereiro, com André Ventura e António José Seguro na corrida a Belém.

© Folha Nacional

De acordo com a Lei Eleitoral do Presidente da República, o período oficial de campanha começa no dia seguinte ao da afixação do edital apuramento geral, afixado hoje, pelas 12:00, à porta do Tribunal Constitucional.

A Assembleia de Apuramento Geral, presidida pelo presidente do Tribunal Constitucional, José João Abrantes, iniciou os trabalhos na segunda-feira às 09:00, conforme previsto na lei eleitoral, e concluiu o apuramento dos votos durante a manhã de hoje.

Com o sufrágio marcado para 8 de fevereiro, a campanha oficial decorre até dia 06 de fevereiro, sexta-feira, véspera do dia de reflexão.

Concorrem à Presidência da República António José Seguro, que obteve 31,11% dos votos na primeira volta, e André Ventura, que reuniu 23,52% dos votos, segundo o edital do apuramento geral dos resultados.

Em terceiro lugar ficou Cotrim Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal, com 16%, à frente de Gouveia e Melo, com 12,32%, e de Marques Mendes, apoiado pelo PSD e CDS, com 11,30%.

À esquerda, Catarina Martins (BE) teve 2,06%, António Filipe (PCP) teve, 1,64% e Jorge Pinto (Livre) 0,68%, que ficou abaixo do cantor Manuel João Vieira que conseguiu 1,08%. O sindicalista André Pestana recolheu 0,19% e Humberto Correia 0,08%.

O atual Presidente da República, eleito em 2016, é Marcelo Rebelo de Sousa, que termina o seu mandato em março de 2026.

Desde 1976, foram Presidentes António Ramalho Eanes (1976-1986), Mário Soares (1986-1996), Jorge Sampaio (1996-2006), Cavaco Silva (2006-2016).

Últimas de Política Nacional

A campanha oficial para a segunda volta das eleições presidenciais arranca na quarta-feira e decorre até ao dia 6 de fevereiro, com André Ventura e António José Seguro na corrida a Belém.
É hoje o único debate televisivo entre os dois candidatos à segunda volta das Eleições Presidenciais. Terá 75 minutos de duração e está marcado para as 20h30 (com transmissão na RTP, SIC e TVI).
Uma recolha de depoimentos nas galerias da Assembleia da República acabou em retenção policial e proibição de perguntas. A revista Sábado denuncia pressões e interferências após uma ordem direta do líder parlamentar do PSD.
Antigo presidente da Junta de Amiais de Baixo abandona militância e dispara contra a concelhia de Santarém.
Entre 2017 e 2022, o dinheiro da Junta de Freguesia serviu para pagar dívidas privadas e despesas pessoais. O Tribunal de Santarém considerou provado o desvio de verbas públicas e condenou o então secretário da autarquia por peculato e falsificação de documentos.
O apuramento dos 109 consulados, concluído hoje, deu a vitória a André Ventura na votação dos círculos da emigração para as eleições presidenciais, seguido por António José Seguro, e confirmou-se ainda um aumento da participação neste ato eleitoral.
O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto do parlamento que regulamenta a atividade de lobby, considerando que “foram tomadas em consideração as principais questões” que justificaram o seu veto em 2019.
André Ventura considera que a segunda volta das presidenciais deixou de ser um debate de ideias para se transformar numa frente de rejeição à sua candidatura, acusando António José Seguro de não ter propostas próprias para o país.
As regras permitem que quem passou pelo Parlamento e pelo Governo receba duas subvenções vitalícias, mesmo quando o país discute aumentos mínimos para pensões baixas.
O candidato presidencial André Ventura desafiou hoje António José Seguro a clarificar se quer ou não mudar a Constituição para acabar com a duplicação de subvenções vitalícias de antigos detentores de cargos públicos, como António Vara.