Uma criança e uma mulher esfaqueadas no centro de Londres e um homem detido

Uma criança e uma mulher foram esfaqueadas hoje no centro de Londres, anunciou a Polícia Metropolitana (Met) da capital britânica, que deteve um homem.

© D.R.

 

As duas vítimas, uma menina de 12 anos e uma mulher de 34, cuja identidade não foi revelada, estão hospitalizadas, desconhecendo-se ainda qual o seu estado.

“Os agentes estão no local de um esfaqueamento em Leicester Square. Um homem foi detido e está sob custódia [numa esquadra de polícia]. Não acreditamos que existam outros suspeitos”, refere um comunicado divulgado pela polícia.

As forças da ordem impuseram um cordão policial à volta do local do ataque, em pleno coração da capital britânica.

Um porta-voz do Serviço de Ambulâncias de Londres disse que foi alertado para o esfaqueamento em Leicester Square, uma área com cinemas e teatros, antes do meio-dia (mesma hora em Lisboa).

“Enviámos recursos para o local, incluindo uma equipa de ambulância e um paramédico”, disse o porta-voz.

Nos últimos anos, tem-se registado um aumento do número de ataques com facas em Londres, sobretudo por parte de jovens.

Este esfaqueamento seguiu-se a outro em Southport, no noroeste de Inglaterra, onde três raparigas morreram depois de terem sido esfaqueadas até à morte, em 29 de julho, num centro de lazer local. Outros oito menores e dois adultos ficaram feridos.

O autor do ataque em Southport foi identificado como Axel Rudakubana, um jovem de 18 anos nascido no País de Gales, filho de pais ruandeses.

Últimas do Mundo

Dois ex-altos funcionários do futebol chinês foram condenados hoje por crimes de corrupção, elevando para 18 o número de pessoas condenadas desde o início, em 2022, da maior campanha anticorrupção da história recente do futebol do país.
A Comissão Europeia revelou hoje que a plataforma de comércio digital Temu violou a legislação dos serviços 'online' da União Europeia (UE), ao permitir a venda de produtos ilegais.
A organização Human Rights Watch (HRW) denunciou hoje abusos generalizados contra a oposição na Venezuela, assim como um padrão de "porta giratória", quando alguns políticos presos são libertados para apaziguar os críticos enquanto outros são detidos.
A subnutrição na Faixa de Gaza está a atingir "níveis alarmantes", alertou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS), afirmando que o "bloqueio deliberado" da ajuda humanitária custou a vida a muitos habitantes.
O Jubileu dos Jovens começa hoje em Roma, com a participação de jovens peregrinos de 146 países, incluindo 11.500 portugueses, numa representação que está “no ‘top 5’ das maiores delegações presentes.
O Papa Leão XIV denunciou hoje, durante a oração do Angelus, a “grave situação humanitária em Gaza”, considerando que o povo está a ser “esmagado pela fome” e “exposto à violência e à morte”.
O primeiro-ministro interino da Tailândia, Phumtham Wechayachai, disse hoje que o país concordou, em princípio, com um cessar-fogo, mas enfatizou a necessidade de "intenções sinceras" parte do Camboja.
Dezenas de camiões com ajuda humanitária atravessaram hoje a fronteira egípcia de Rafah em direção à Faixa de Gaza, após Israel anunciar uma “pausa tática”, e os Emirados Árabes Unidos pretendem retomar a ajuda aérea aquele território “imediatamente”.
Um juiz brasileiro proibiu hoje acampamentos em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, indiciado por golpe de Estado, em frente às sedes dos três poderes, ministérios ou quartéis-generais das Forças Armadas, em Brasília.
O Papa Leão XIV afirmou hoje que "os esforços para promover a não-violência são mais necessários do que nunca", perante os desafios que o mundo enfrenta atualmente, desde conflitos armados, divisões entre povos e movimentos migratórios.