Um morto em mais um tiroteio relacionado com tráfico de droga em Bruxelas

Um homem foi morto de madrugada num novo tiroteio ligado ao tráfico de droga no município de Anderlecht, em Bruxelas, na Bélgica, disse o presidente da câmara local, Fabrice Cumps, à rádio pública RTBF.

©D.R.

O autarca disse tratar-se de “uma guerra de gangues pelo controlo dos territórios de tráfico de droga” e pediu novamente reforços policiais.

Este é o terceiro tiroteio desde quarta-feira de manhã nesta cidade, que tem vários pontos conhecidos de venda de droga, “pontos críticos” do tráfico identificados pelas autoridades.

Este tiroteio fatal ocorreu no distrito de Peterbos, em Anderlecht.

De acordo com os primeiros relatos dos meios de comunicação locais, os tiroteios em Peterbos podem fazer parte de um ajuste de contas após os tiroteios ocorridos nos últimos dois dias perto da estação de metro de Clemenceau.

Num deles, uma pessoa foi baleada numa perna, segundo o Ministério Público.

A capital belga tem sido afetada por este tipo de incidentes nos últimos anos tal como Antuérpia, a grande cidade portuária do norte do país e a principal porta de entrada de cocaína para o continente europeu.

O novo ministro do Interior, Bernard Quintin, prometeu que o governo vai aplicar “tolerância zero a qualquer forma de crime”.

Últimas do Mundo

O Presidente dos Estados Unidos disse hoje esperar um acordo “durante a semana” entre a Rússia e a Ucrânia, numa breve mensagem difundida na sua rede social, Truth.
O Exército israelita reconheceu “mal-entendidos operacionais” e “erros” nas mortes de 15 socorristas, na sequência de um ataque a ambulâncias no sul da Faixa de Gaza, devido a “má visibilidade” e anunciou a demissão de um oficial.
Caças britânicos intercetaram aeronaves russas que voavam junto do espaço aéreo da NATO nos últimos dias, anunciou hoje o Ministério da Defesa britânico em comunicado.
O ministro israelita das Finanças, Bezalel Smotrich, apelou na noite de sábado à ocupação da Faixa de Gaza e ao estabelecimento de um “regime militar, se necessário”, no enclave palestiniano, onde vivem mais de dois milhões de pessoas.
O vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, encontrou-se hoje brevemente com o Papa para "saudações de Páscoa", dois meses depois de Francisco, que recupera de uma pneumonia, ter criticado fortemente a política migratória norte-americana.
Impensável há apenas algumas semanas, a presença do Papa Francisco no Vaticano é esperada hoje pelos católicos de todo o mundo para as celebrações da Páscoa, a festa mais importante do ano.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou hoje a Rússia de criar uma falsa aparência de cessar-fogo na Páscoa, tendo continuado a fazer bombardeamentos e ataques de drones durante a noite.
O emblemático Arco do Triunfo, em Paris, símbolo das vitórias do exército francês, realizou hoje uma emotiva e inédita cerimónia em homenagem aos soldados do Corpo Expedicionário Português (CEP) da 1.ª Guerra Mundial, reunindo diferentes gerações.
Os ataques israelitas a Gaza nas últimas 48 horas fizeram mais de 90 mortos, adiantou o Ministério da Saúde do enclave palestiniano, com Israel a intensificar a investida para pressionar o Hamas a libertar os reféns e desarmar.
O Presidente russo, Vladimir Putin, ordenou às suas tropas que observem um cessar-fogo na Ucrânia na Páscoa, a partir das 15:00 (hora de Lisboa) de hoje até domingo à noite, e instou Kiev a fazer o mesmo.