Guterres pede que seja respeitada a soberania da RDCongo

O secretário geral das Nações Unidas disse hoje na União Africana que a soberania e integridade territorial da República Democrática do Congo (RD Congo) deve ser respeitada, apelando ao diálogo para evitar uma escalada regional.

©Facebook.com/antonioguterres

António Guterres, que discursava hoje na abertura da 38.ª cimeira da União Africana alertou para os riscos de uma escalada do conflito a nível regional, numa altura em que o movimento rebelde M23, apoiado pelo Ruanda, continua a avançar no leste da RD Congo, onde ocupou no final de janeiro a cidade de Goma, capital do Kivu Norte

O secretário geral das Nações Unidas sublinhou que não há uma solução militar, apelando ao início do diálogo para acabar com a “violência brutal” sobre o povo do Congo e um novo impulso para os esforços diplomáticos já iniciados com os processos de Luanda e de Nairobi.

“Uma escalada regional deve ser evitada, a todo o custo”, salientou, acrescentando que as Nações Unidas, incluindo a MONUSCO estão disponíveis para apoiar este processo.

O Presidente democrático-congolês, Félix Tshisekedi, que era esperado hoje em Adis Abeva cancelou a sua participação na Cimeira na sequência da tomada de  Bukavu, capital da província do Kivu do Sul, pelos rebeldes.

Últimas do Mundo

O ministro israelita das Finanças, Bezalel Smotrich, apelou na noite de sábado à ocupação da Faixa de Gaza e ao estabelecimento de um “regime militar, se necessário”, no enclave palestiniano, onde vivem mais de dois milhões de pessoas.
O vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, encontrou-se hoje brevemente com o Papa para "saudações de Páscoa", dois meses depois de Francisco, que recupera de uma pneumonia, ter criticado fortemente a política migratória norte-americana.
Impensável há apenas algumas semanas, a presença do Papa Francisco no Vaticano é esperada hoje pelos católicos de todo o mundo para as celebrações da Páscoa, a festa mais importante do ano.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou hoje a Rússia de criar uma falsa aparência de cessar-fogo na Páscoa, tendo continuado a fazer bombardeamentos e ataques de drones durante a noite.
O emblemático Arco do Triunfo, em Paris, símbolo das vitórias do exército francês, realizou hoje uma emotiva e inédita cerimónia em homenagem aos soldados do Corpo Expedicionário Português (CEP) da 1.ª Guerra Mundial, reunindo diferentes gerações.
Os ataques israelitas a Gaza nas últimas 48 horas fizeram mais de 90 mortos, adiantou o Ministério da Saúde do enclave palestiniano, com Israel a intensificar a investida para pressionar o Hamas a libertar os reféns e desarmar.
O Presidente russo, Vladimir Putin, ordenou às suas tropas que observem um cessar-fogo na Ucrânia na Páscoa, a partir das 15:00 (hora de Lisboa) de hoje até domingo à noite, e instou Kiev a fazer o mesmo.
Os aviões Boeing 737 Max recusados por companhias aéreas chinesas já começaram a voar de regresso aos Estados Unidos, num momento em que se agrava a guerra comercial entre as duas maiores economias mundiais.
O Presidente norte-americano, Donald Trump anunciou esta sexta-feira estar em curso uma revisão profunda do sistema da função pública, que lhe dará poder para contratar e despedir diretamente até 50.000 empregos reservados a funcionários federais de carreira.
A polícia antiterrorismo italiana anunciou hoje a detenção de um cidadão tunisino suspeito de ter ligações ao grupo Estado Islâmico (EI) e que, segundo as autoridades, planeava um atentado em Itália.