Cinco detidos, carros e tabaco apreendidos em operação rodoviária da GNR e AT

 A GNR e a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) detiveram na quarta-feira cinco pessoas e apreenderam 26 carros e 1,85 litros de tabaco líquido numa operação de fiscalização que foi condicionada pelo mau tempo, anunciaram as autoridades.

©D.R.

No total, foram fiscalizados, no âmbito da operação Network VII, 6.574 veículos que transitavam nas principais estradas nacionais, referem a GNR e a AT num comunicado hoje divulgado.

Segundo a nota, cinco pessoas foram detidas, duas das quais por posse de arma proibida e uma por não ter carta de condução válida.

Na ação, direcionada para infrações tributárias e aduaneiras, foram ainda apreendidos 26 veículos de matrícula estrangeira por circularem de forma irregular em Portugal, precisou fonte policial.

A mesma fonte adiantou que, no distrito de Évora, foram apreendidos 1.800 ml de tabaco líquido com nicotina, e, no distrito de Lisboa, outros 50 ml de tabaco líquido sem nicotina (25 cigarros eletrónicos descartáveis) por infrações fiscais.

Durante a operação, a AT e a GNR levantaram ainda “328 autos de notícia por infrações fiscais” e a GNR outros 506 por violações da “legislação rodoviária, de estrangeiros, de condições de trabalho e ambiental”, indicam, no comunicado, as autoridades.

De acordo com a fonte policial, estas operações conjuntas decorrem habitualmente duas vezes por ano e, na ação de quarta-feira, foram fiscalizados menos 2.000 veículos do que na anterior, devido às condições climatéricas registadas na quarta-feira.

Ao todo, participaram na ação 403 inspetores da AT e 503 militares da GNR de todo o país.

Últimas do País

A Linha SNS 24 atendeu desde o início de dezembro cerca de 307 mil chamadas, um aumento de 17% face ao mesmo período do ano passado, e o tempo médio de espera foi de 10 minutos.
A estrutura de missão da Agência para a Integração, Migração e Asilo (AIMA), criada para regularizar processos em atraso, termina no final do ano com um saldo positivo de 62 milhões de euros.
O Observatório das Migrações (OM) está a concluir um repositório de dados sobre imigrantes em Portugal, para tentar harmonizar a informação estatística com os mesmos critérios, de vários serviços públicos, algo que hoje não sucede.
O taxista acusado de atropelar mortalmente um jovem universitário numa passadeira em Lisboa, em setembro de 2024, foi esta quinta-feira condenado a 14 anos e nove meses de prisão.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através das suas Unidades Regionais, realizou, nas últimas semanas uma operação nacional de fiscalização direcionada à comercialização de brinquedos.
O Governo vai conceder tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas nos próximos dias 24, 26 e 31 de dezembro, mais um dia do que o habitual, refere um despacho assinado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.
A Polícia Judiciária deteve no Algarve um homem de 37 anos processado pelas autoridades brasileiras por suspeitas de crimes de abuso sexual de crianças e pornografia de menores, foi hoje anunciado.
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) realiza esta quinta-feira um plenário de protesto no aeroporto de Lisboa devido à ausência de resposta do Governo em resolver os problemas dos polícias que estão nas fronteiras aéreas.
O Ministério do Ambiente e Energia foi hoje alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária, na sequência das anteriormente efetuadas na empresa Transtejo, por suspeita de fraude na obtenção de subsídios, segundo fonte ligada ao processo.
A Inspeção-geral da Saúde está a analisar se há indícios de responsabilidade financeira em três conselhos de administração do hospital de Santa Maria, incluindo o que foi liderado pela ministra da saúde, Ana Paula Martins.