Hospitais privados atingem recorde de 131 unidades em 2024

O número de hospitais privados atingiu, em 2024, um recorde de 131 unidades, que realizaram 10,7 milhões de consultas, mais 10% face a 2023, número muito próximo do total da população portuguesa, anunciou hoje a associação do setor.

© D.R.

“O crescimento da atividade dos hospitais privados portugueses verificou-se em praticamente todas as áreas de intervenção, graças, em grande parte, ao esforço de investimento em novos equipamentos e no reforço da capacidade instalada do setor”, segundo a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP).

De acordo com os dados divulgados hoje pela APHP, foram investidos, em 2024, mais de 200 milhões de euros, um acréscimo de 18% face a 2023.

Os hospitais privados registaram um aumento de 3% no número episódios de urgência, que totalizaram 1,5 milhões, segundo os dados divulgados pelo presidente APHP, Óscar Gaspar, numa conferência de imprensa para apresentação do desempenho de 2024 da hospitalização privada.

“Em termos diários, estes dados refletem um setor em intensa atividade, com mais de 29 mil consultas e mais de 4 mil urgências realizadas, diariamente, em unidades privadas de saúde”, salientou a associação.

O número de cirurgias realizadas nos hospitais privados também registou um aumento de 6%, somando 286.941 no final de 2024, “o que representa o maior registo de sempre da hospitalização privada nacional”.

Do total de cirurgias efetuadas, apenas 5,5% foram abrangidas pelo programa de combate às listas de espera cirúrgicas do Serviço Nacional de Saúde (SIGIC).

“Assim, a contratualização pelo Estado de cirurgias ao setor privado atingiu, em 2024, o seu ponto mais baixo de sempre”, realçou.

O presidente da associação assinalou que, apesar da tendência de queda da natalidade portuguesa, o número de partos realizados no privado aumentou perto de 5% face ao ano anterior, com 15.092 nascimentos.

Contudo, a área que maior crescimento registou nos indicadores de atividade dos hospitais privados portugueses foi a dos exames complementares de diagnóstico, com especial destaque para a ressonância magnética, com mais de meio milhão de exames efetuados, um aumento de 15% face a 2023.

Os raio-X (RX) cresceram também 12% face ao ano anterior, com 1,9 milhões de registos.

A APHP destacou que o inquérito anual à atividade dos seus membros registou “um crescimento significativo da capacidade e ação deste setor, que, em 2024, reforçou o seu papel na prestação de cuidados de saúde a todos os cidadãos”.

“Na verdade, nunca os hospitais privados tiveram tanta atividade e serviram tantos portugueses como no ano passado”, frisou.

Outro dos aspetos destacados na atividade dos hospitais privados nacionais diz respeito à chamada estratégia ESG (Environmental, Social and Governance), ou seja, a gestão para o desenvolvimento sustentável.

Entre as ações desenvolvidas neste âmbito está a criação de um parque solar fotovoltaico para obter energia 100% verde e a redução das emissões de CO2, a descarbonização nos blocos operatórios assente nos gases anestésicos ou o desenvolvimento de estratégias de redução dos consumos de água, luz, gás e comunicações face a 2023, que se saldou em poupanças de mais de 17%.

No âmbito da linha de apoio social, foram fornecidas diariamente mais de 400 sopas e outros alimentos a população em situação de vulnerabilidade socioeconómica e à promoção de rastreios oncológicos, cognitivos e nutricionais gratuitos.

Últimas do País

Operacionais da Autoridade Marítima Nacional (AMN) e da Marinha entraram hoje a bordo de um navio mercante ao largo do Algarve, por ter sido detetada a presença de elementos estranhos à tripulação, anunciaram aquelas entidades.
A nova linha nacional para a prevenção do suicídio, que entra em funcionamento na próxima semana, terá o número próprio 1411 e será assegurada por psicólogos e enfermeiros especialistas em saúde mental e psiquiatria.
Mais de 17 mil jovens candidataram-se à segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, que terminou na quarta-feira, menos 2.696 inscritos do que no ano passado.
A urgência geral do hospital de Beja está com constrangimentos, desde as 08h00 de hoje e até às 08h00 de sexta-feira, e aceita apenas doentes referenciados pelo INEM, outros médicos ou Linha SNS24.
Um navio mercante foi atacado por homens armados na madrugada desta quinta-feira, ao largo da costa algarvia, avança o jornal Correio da Manhã.
A Proteção Civil de Lisboa corrigiu hoje o número de vítimas mortais do descarrilamento do elevador da Glória, que é afinal de 16 e não de 17, como divulgado esta manhã.
A violência psicológica e emocional representa quase 78% dos casos de violência doméstica contra adultos mais velhos, sendo as vítimas maioritariamente mulheres e os supostos agressores filhos, noras ou genros, conclui um estudo hoje divulgado.
Nos primeiros seis meses do ano, em média, 17 pessoas praticaram o crime de furto por carteirista por dia, segundo os dados divulgados hoje pela Polícia de Segurança Pública (PSP), que registou mais de três mil ocorrências.
Um vigilante do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) da Amadora foi esfaqueado esta quarta-feira por um formando daquela instituição.
O concurso público lançado pela Carris para a manutenção do Elevador da Glória foi cancelado em agosto, depois de todas as propostas apresentadas terem ficado acima do preço-base estipulado, revelou o jornal ECO.