Mais de 400 pessoas com traumas em acidentes de limpeza e reconstrução

Mais de 400 pessoas deram entrada nas urgências do hospital de Leiria com traumas devido a situações relacionadas com acidentes em trabalhos de limpeza e reconstrução, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria.

© D.R.

Até ao momento [pelas 13h00], registaram-se 424 entradas de doentes com trauma, um deles em estado crítico, neste momento de situações decorrentes de acidentes na realização dos trabalhos de limpeza e reconstrução”, refere uma informação da ULS enviada à agência Lusa que reporta dados desde o início da depressão Kristin.

O vereador da Proteção Civil da Câmara de Leiria, Luís Lopes, alertou as pessoas que andam a tentar reparar as suas casas que, “em primeira instância, a prioridade é sempre a vida humana”.

Aos muitos voluntários que estão no terreno, o apelo das autoridades é também para que adotem medidas de segurança, pois continuam a acorrer ao serviço de Urgência do Hospital de Santo André, em Leiria, pessoas acidentadas.

Na mesma informação, a ULS, cujo Plano de Emergência e Catástrofe se mantém no nível 2, apela à população, dado o “aumento significativo da afluência ao serviço de Urgência, nomeadamente de doentes com traumatismos”, para que “adote todas as medidas de segurança durante os trabalhos em curso no âmbito das ações de limpeza e reconstrução, prevenindo acidentes e novos traumatismos”.

A ULS exorta de novo os cidadãos para que recorram ao serviço de Urgência apenas em situações de extrema necessidade, pois “encontra-se totalmente focada na resposta assistencial à situação de emergência, em articulação permanente com a Direção Executiva do SNS [Serviço Nacional de Saúde] e com a Proteção Civil”.

Quanto aos recursos críticos, o Hospital de Santo André, o maior da região, tem o abastecimento elétrico assegurado e o abastecimento de água restabelecido.

A área de influência da ULS da Região de Leiria corresponde aos concelhos de Alcobaça, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Ourém, Pombal e Porto de Mós. Compreende três hospitais (Leiria, Pombal e Alcobaça) e 10 centros de saúde.

Quanto aos centros de saúde sede de concelho, “dispõem de energia elétrica e encontram-se a funcionar normalmente”, tendo sido “reaberta a atividade de atendimento complementar” nos cuidados de saúde primários.

O serviço de atendimento complementar está hoje a funcionar até às 19h00 em Ourém, e até às 24h00 na Nazaré e na Marinha Grande.

No domingo, o serviço de atendimento complementar está em funcionamento em Leiria, Alcobaça, Porto de Mós, Pombal e Ourém das 09h00 às 13h00, enquanto na Marinha Grande prolonga-se até às 24h00.

A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos cinco mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados. A Câmara da Marinha Grande contabiliza ainda uma outra vítima mortal no concelho.

Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.

Leiria, por onde a depressão entrou no território, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade entre as 00h00 de quarta-feira até às 23h59 de dia 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, número que pode aumentar.

Últimas do País

Todas as dez freguesias de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, estão sem fornecidas de energia elétrica, com exceção de algumas zonas na sede de concelho, informou o presidente da Câmara Municipal.
Cerca de 198 mil clientes das E-Redes continuaram hoje às 13h00 sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da depressão Kristin na madrugada de quarta-feira.
Mais de 400 pessoas deram entrada nas urgências do hospital de Leiria com traumas devido a situações relacionadas com acidentes em trabalhos de limpeza e reconstrução, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria.
Carregados de pás, vassouras e sacos do lixo, centenas de voluntários juntaram-se hoje em Leiria, junto ao estádio municipal, para limpar e reerguer este concelho da região Centro, bastante afetado pela depressão Kristin, contando com pessoas de todo o país.
Um homem e uma mulher detidos na sexta-feira na posse de 22,7 quilos de haxixe, estão em prisão preventiva, indicou hoje a Guarda Nacional Republicana (GNR).
O furto de cabos e de gasóleo de geradores tem afetado a reposição do abastecimento de água no concelho de Porto de Mós, no distrito de Leiria, disse hoje o vereador Eduardo Amaral, que manifestou revolta.
Cerca de 211 mil clientes da E-Redes continuavam hoje às 06:00 sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da depressão Kristin na madrugada de quarta-feira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um período prolongado de chuva na próxima semana em todo o território continental, mas sobretudo no norte e centro, regiões atingidas pelo mau tempo nos últimos dias.
O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) reconheceu hoje que tem os próximos dois dias para preparar as albufeiras para a próxima semana, que será "muito complicada" face à previsão de chuva em todo o território continental.
Um serviço de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vai estar encerrado no sábado, e três vão estar encerrados no domingo, sobretudo nas regiões de Lisboa e Setúbal, segundo as escalas publicadas no Portal do SNS.