18 concelhos do interior centro e Algarve em perigo muito elevado de incêndio

©D.R.

Dezoito concelhos do interior centro do país e da região do Algarve estão hoje em perigo muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também em perigo elevado mais de 50 concelhos dos distritos de Bragança, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro.

Quase todo o resto do território de Portugal Continental está em perigo moderado de incêndio, à exceção de alguns concelhos no litoral Norte e no interior dos distritos de Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Coimbra e Leiria, assim como o concelho de Vila do Bispo, no distrito de Faro, que apresentam um perigo reduzido.

Para os próximos dias

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para hoje, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, com períodos de maior nebulosidade por nuvens altas no Norte, a partir da tarde, e vento por vezes forte nas terras altas.

Está igualmente prevista uma pequena descida da temperatura mínima, em especial nas regiões do interior Norte e Centro, e uma pequena subida da temperatura máxima nas regiões Centro e Sul, mais significativa no Baixo Alentejo e Algarve.

Quanto a temperaturas, as mínimas vão variar entre os 0 graus celsius e (Bragança) e os 14ºC (Sines) e as máximas entre os 18ºC (Guarda) e os 30ºC (Setúbal).

Últimas do País

A passagem da depressão Kristin causou hoje cerca de 2.600 ocorrências no continente, sobretudo queda de árvores e de estruturas e inundações, afetando principalmente os distritos de Leiria, Coimbra, Lisboa e Santarém, disse a Proteção Civil.
Uma pessoa morreu hoje em Vila Franca de Xira, Lisboa, após a queda de uma árvore em cima do automóvel em que seguia, na sequência do mau tempo, disse à Lusa fonte da proteção civil.
A GNR desmantelou uma fábrica clandestina de produção “massificada” de tabaco, em Vila Pouca de Aguiar, e deteve um homem de 47 anos, no âmbito de uma investigação que decorria desde setembro, foi hoje anunciado.
A Associação Protetora de Diabéticos de Portugal (APDP) recebeu 18.667 utentes no ano passado, mais 609 que em 2024, disponibilizando acompanhamento clínico e informações sobre a diabetes, revelaram hoje responsáveis da organização.
Cerca de 1.500 ocorrências foram registadas pela proteção civil entre as 00:00 e as 08:00 de hoje por causa do mau tempo, um número que deverá subir devido às muitas situações ainda não contabilizadas.
A Carris Metropolitana registou em 2025 um total de 194 milhões de passageiros transportados e sucessivos recordes de procura em todos os municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), revelou esta terça-feira a empresa.
O Grupo Vita, nomeado pela Igreja para receber queixas de abusos e apoiar as vítimas, alertou hoje que persistem "assimetrias de poder" e "perceções distorcidas" sobre o papel dos sacerdotes, que favorecem novos casos.
A Proteção Civil decidiu elevar o estado de prontidão especial para nível 4, o máximo, em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal, para fazer face a nova depressão meteorológica que atravessará Portugal na próxima madrugada.
A Polícia Judiciária (PJ) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) detiveram 38 pessoas no âmbito de uma operação da Interpol de combate ao tráfico de pessoas.
A cidade de Lisboa registou, entre as 21:00 de segunda-feira e as 13:00 de hoje, um total de 56 ocorrências relacionadas com o mau tempo, sobretudo quedas de árvores, revelou o diretor do Serviço Municipal de Proteção Civil.