Algarve supera em abril taxas de ocupação hoteleira por quarto desde 1996

O Algarve superou, em abril, os valores registados para a taxa de ocupação por quarto em unidades hoteleiras desde 1996, com 68,5% de ocupação, anunciou hoje a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

Em comunicado, a AHETA adianta que a taxa de ocupação por quarto no Algarve foi de 68,5%, ou seja, 3,3 pontos percentuais acima da verificada em 2019, antes de o setor ter sido atingido pela pandemia de covid-19, e de 6,3 pontos percentuais acima da verificada em abril de 2022.

“Face ao mesmo mês do ano anterior, os mercados que mais contribuíram para a subida verificada foram o irlandês com mais 2,6 e o britânico com mais 1,8 pontos percentuais”, lê-se na nota.

O mercado nacional contribuiu com uma subida de 0,2 pontos percentuais para a variação da ocupação por cama face a abril de 2019, ano de referência por ser anterior à pandemia de covid-19 em Portugal.

Por zonas geográficas, as maiores subidas face a 2019 ocorreram nas zonas de Vilamoura, Quarteira e Quinta do Lago (mais 8,2 pontos percentuais), Carvoeiro e Armação de Pêra (mais 7,8 pontos percentuais) e Monte Gordo e Vila Real de Santo António (mais 7,6 pontos percentuais).

Últimas de Economia

As perdas devido a fraudes com cartões e transferências totalizaram 8,9 milhões de euros no primeiro semestre de 2024, acima dos cinco milhões de euros do primeiro semestre de 2023, segundo dados do Banco de Portugal.
As vendas a retalho aumentaram, em março, 1,5% na zona euro e 1,4% na União Europeia (UE), face ao mês homólogo e recuaram 0,1% em ambas na comparação mensal, divulga hoje o Eurostat.
As renegociações de crédito à habitação voltaram a recuar em março, para 430 milhões de euros, menos 39,6% em termos homólogos e 34 milhões de euros face a fevereiro, de acordo com dados hoje divulgados pelo regulador bancário.
O preço médio da eletricidade doméstica na União Europeia (UE) permaneceram praticamente estáveis, no segundo semestre de 2024, e acima dos níveis registados antes da crise energética de 2022, com Portugal a apresentar o maior aumento (14,2%).
O preço médio do gás doméstico na União Europeia (UE) aumentou, no segundo semestre de 2024, para 12 euros/100 kWh, com Portugal a apresentar o mais elevado (16,6 euros) em paridade de poder de compra, divulga o Eurostat.
O Governo prorrogou o prazo para a comunicação de faturas de abril até à próxima sexta-feira, depois da denúncia da Ordem dos Contabilistas relativamente a falhas persistentes no Portal das Finanças.
O Novo Banco aprovou uma redução do capital em 1.100 milhões de euros, que vai ser distribuído pelos acionistas, no valor de 2,20 euros por ação, foi hoje comunicado ao mercado.
A Deco avançou com uma ação judicial contra a Apple devido às sobretaxas de ‘streaming’ de música, acusando a tecnológica de abusar da sua posição no mercado, e exige que os consumidores sejam compensados.
A União Europeia (UE) multou hoje o TikTok em 530 milhões de euros, depois de uma investigação ter concluído que as transferências de dados da aplicação para a China violaram as regras de privacidade da UE, avança a Associated Press.
A taxa de inflação homóloga terá aumentado para 2,1% em abril, mais 0,2 pontos percentuais do que no mês anterior, segundo a estimativa rápida divulgada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).