Marcelo na Sicília para participar no XVI encontro da COTEC Europa

© Presidência da República

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, desloca-se entre segunda e terça-feira a Palermo, Itália, para participar no XVI encontro da organização empresarial COTEC Europa, juntamente com o seu homólogo italiano e o Rei de Espanha.

Esta 16ª edição do simpósio que junta anualmente fundações para a inovação de Portugal, Itália e Espanha, é consagrada ao tema “inovação em finanças sustentáveis”, e, como é habitual, os chefes de Estado de Portugal, de Itália, Sergio Mattarella, e de Espanha, o Rei Felipe VI, intervirão na sessão de encerramento do encontro, ao final da manhã de terça-feira, no Teatro Massimo de Palermo, capital da ilha da Sicília.

De acordo com uma nota da organização, o encontro de Palermo da COTEC Europa constituirá uma oportunidade de refletir sobre como “fazer do sistema financeiro um agente fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável, com a missão de orientar os recursos financeiros públicos e privados para setores, projetos e iniciativas funcionais à concretização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”.

A sessão de encerramento contará também com a participação do comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni.

Marcelo Rebelo de Sousa chegará a Palermo na segunda-feira à tarde, realiza um passeio a pé com Mattarella e Felipe VI pelos locais mais emblemáticos da cidade, seguindo-se um jantar dos três chefes de Estado.

Na terça-feira, os chefes de Estado iniciam o dia com uma visita guiada à catedral de Monreale, intervêm na sessão de encerramento do XVI encontro da COTEC Europa, e terminam a visita a Palermo com um almoço.

Os encontros COTEC Europa são organizados desde 2005 e realizam-se anualmente em Espanha, Itália e Portugal, de forma rotativa, e contam com a participação de líderes empresariais, decisores políticos e académicos de todos os setores de atividade económica, além dos chefes de Estado dos três países da Europa do Sul.​​​​

A edição COTEC Europa do ano passado teve lugar em Braga.

Últimas de Política Nacional

O candidato presidencial e líder do CHEGA, André Ventura, fez hoje um “apelo final” ao Presidente da República para que adie a reunião do Conselho de Estado para a semana seguinte à segunda volta das presidenciais.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, prometeu hoje a proibição dos maquinistas conduzirem sob o efeito do álcool, estupefacientes ou substâncias psicotrópicas.
O candidato presidencial e líder do CHEGA considerou hoje a mensagem de Natal do primeiro-ministro "pouco feliz e pouco empática" por não falar da situação na saúde, desafiando os seus adversários para um debate sobre o tema.
O conselho diretivo de cada Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) vai passar a ter cinco vice-presidentes indicados pelo Conselho de Ministros, segundo um decreto-lei publicado.
O Presidente da República criticou hoje a demora do parlamento em eleger os conselheiros de Estado, frisando que já espera há seis meses, e disse ter convocado uma reunião do órgão consultivo porque a Ucrânia “é um tema fundamental”.
Candidato presidencial recorre da decisão que manda retirar cartazes com a frase “Os ciganos têm de cumprir a lei” e acusa os tribunais de impor uma ‘mordaça’ à liberdade de expressão em campanha eleitoral.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convocou o Conselho de Estado para 9 de janeiro para analisar a situação internacional e, em particular, na Ucrânia. A informação consta de uma nota divulgada esta terça-feira no site da Presidência da República.
Exigir que todos cumpram a lei passou a dar multa. O Tribunal Local Cível de Lisboa mandou retirar os cartazes de André Ventura e proibiu o candidato presidencial de repetir a mensagem, numa decisão que Ventura considera ser censura política.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vetou hoje os decretos da lei da nacionalidade, na sequência das inconstitucionalidades decretadas pelo Tribunal Constitucional, devolvendo-os à Assembleia da República.
O candidato presidencial Luís Marques Mendes divulgou hoje uma lista com os 22 clientes da sua empresa, na qual se encontram prestações de serviços em consultoria, comentários e participações em conferências, e que inclui a construtora de Famalicão Alberto Couto Alves.