Excedente comercial agroalimentar na UE sobe para 6,7 mil ME em março

O excedente da balança comercial agroalimentar da União Europeia (UE) cresceu, em março, 3%, face ao mês homólogo, e 8% na comparação com fevereiro para os 6,7 mil milhões de euros, divulga hoje a Comissão Europeia.

© D.R.

De acordo com os dados do executivo comunitário, as exportações agroalimentares do bloco europeu atingiram os 20,1 mil milhões de euros, uma quebra homóloga de 6%, mas uma subida mensal de 4%, com o Reino Unido a manter-se como o principal destino, representando 22% do valor das vendas.

Em termos de produtos exportados, devido a preços mais elevados, apesar de uma ligeira queda nos volumes, as azeitonas e o azeite foram os bens cujo valor mais aumentou em termos anuais (51%, 615 milhões de euros).

As importações agroalimentares da UE atingiram em março 13,5 mil milhões de euros, um recuo homólogo de 10% e uma subida em cadeia de 2%, com o Brasil, o Reino Unido e a Ucrânia no pódio dos exportadores para o bloco europeu.

Últimas de Economia

Apesar de milhares de jovens terem recorrido à garantia pública para comprar casa, só um banco precisou de ativar o apoio do Estado desde o início da medida.
O acesso ao subsídio social de mobilidade (SSM) nas viagens entre as regiões autónomas e o continente passa a estar dependente da situação contributiva e tributária do beneficiário, mas não é exigida a apresentação de documentação adicional.
A taxa de inflação anual da zona euro desacelerou, em dezembro, para os 2,0%, quer face aos 2,4% homólogos, quer comparando com a de 2,15% registada em novembro, segundo uma estimativa rápida hoje publicada pelo Eurostat.
A OCDE afirmou hoje que o mercado de arrendamento em Portugal “continua subdesenvolvido e fragmentado", com apenas 12% de famílias a declararem viver em casas arrendadas, e com os arrendamentos informais a poderem atingir até 60%.
As renegociações de crédito à habitação desceram em novembro para 414 milhões de euros, na primeira queda em cadeia desde junho, segundo dados hoje publicados pelo Banco de Portugal (BdP).
As novas tabelas de retenção na fonte do IRS que se vão aplicar aos salários e pensões de 2026 foram publicadas hoje no Portal das Finanças, refletindo a descida do IRS e garantindo isenção de tributação até aos 920 euros.
Os bancos portugueses utilizaram até novembro 52,8% do montante total atribuído pelo Estado no âmbito da garantia pública para compra de casa por jovens até aos 35 anos, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).
O novo ano arranca com a prestação da casa a subir para créditos com taxa variável a três e seis meses, a maioria dos contratos de empréstimos à habitação em Portugal, segundo a simulação da Deco Proteste.
A Comissão Europeia prolongou hoje os prazos para que as companhias aéreas SATA e TAP concluam a alienação de ativos, condição para as ajudas à reestruturação concedidas pelo Governo.
As licenças para construção e reabilitação de edifícios habitacionais cresceram 6,3% de janeiro a outubro de 2025, tendo os fogos licenciados em novas construções aumentado 22,2% e o consumo de cimento subido 1,8%, segundo a AICCOPN.