Prisão preventiva para jovem indiciado por burlas na Internet em Coimbra

Um jovem de 29 anos ficou em prisão preventiva depois de ter sido indiciado pelo Ministério Público de Coimbra pela prática de 28 crimes de burla qualificada, relacionados sobretudo com fraudes com vendas de bens na Internet.

© D.R.

Numa nota publicada na página eletrónica do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Coimbra, o Ministério Público referiu que o arguido foi detido por suspeitas da prática de 28 crimes de burla qualificada, um dos quais na forma tentada, dois crimes de falsificação de documentos e um de branqueamento.

“Os factos indiciam um esquema fraudulento que consistia no anúncio pelo arguido, em redes sociais, em especial no Marketplace [espaço no Facebook], da pretensa venda de diversos bens, principalmente veículos automóveis, que não lhe pertenciam”, referiu o Ministério Público (MP) de Coimbra.

O jovem é suspeito de utilizar nomes falsos e afirmar-se como vendedor de automóveis ou representante de empresas dedicadas a essa atividade.

“As vítimas, na convicção de o anunciado corresponder à realidade, mediante indicação do arguido, para pagamento do suposto preço, transferiram os respetivos valores para contas bancárias por ele controladas ou efetuaram pagamentos, utilizando entidade e referência criadas por aquele e destinadas diretamente a contas de jogo ‘online'”, que seriam utilizadas pelo arguido.

Segundo a nota publicada no DIAP, foram realizadas buscas, domiciliária e não domiciliárias, assim como pesquisas informáticas, pela Diretoria do Centro da PJ, que “permitiram apreender relevantes elementos probatórios”.

Após interrogatório judicial, o jovem ficou preso preventivamente.

Últimas do País

Cerca de 450 mil clientes da E-Redes em Portugal continental estavam às 08:00 de hoje sem eletricidade, com o distrito de Leiria a concentrar a maior parte das situações, segundo a empresa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 192 ocorrências, entre as 00:00 e as 08:00 relacionadas com o mau tempo, a maioria na região de Coimbra e Leiria, disse à Lusa José Miranda.
Dez distritos do litoral do continente estão esta terça-feira sob aviso vermelho, até às 21h00, devido à agitação marítima forte, com ondas que podem chegar aos 14 metros, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Tribunal Central Criminal de Lisboa condenou hoje a 25 anos de cadeia, em cúmulo jurídico, o homem acusado por um triplo homicídio numa barbearia na Penha de França.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve em Estarreja, no distrito de Aveiro, um jovem de 18 anos suspeito de partilhar na Internet vídeos e fotografias contendo crianças em práticas sexuais com adultos.
Mais de 610 mil clientes da E-Redes estavam às 11:00 sem energia elétrica em Portugal continental, sendo Leiria, com cerca de metade dos clientes afetados, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Santarém, os distritos mais afetados, segundo a empresa.
A passagem da depressão Kristin causou hoje cerca de 2.600 ocorrências no continente, sobretudo queda de árvores e de estruturas e inundações, afetando principalmente os distritos de Leiria, Coimbra, Lisboa e Santarém, disse a Proteção Civil.
Uma pessoa morreu hoje em Vila Franca de Xira, Lisboa, após a queda de uma árvore em cima do automóvel em que seguia, na sequência do mau tempo, disse à Lusa fonte da proteção civil.
A GNR desmantelou uma fábrica clandestina de produção “massificada” de tabaco, em Vila Pouca de Aguiar, e deteve um homem de 47 anos, no âmbito de uma investigação que decorria desde setembro, foi hoje anunciado.
A Associação Protetora de Diabéticos de Portugal (APDP) recebeu 18.667 utentes no ano passado, mais 609 que em 2024, disponibilizando acompanhamento clínico e informações sobre a diabetes, revelaram hoje responsáveis da organização.