Academia Portuguesa de Cinema indica três filmes a prémios internacionais

A Academia Portuguesa de Cinema (APC) candidatou 'A Flor do Buriti', João Salaviza e Renée Nader Messora, 'Grand Tour', de Miguel Gomes, e 'O Vento Assobiando nas Gruas', de Jeanne Waltz, aos prémios Goya e Colibri, anunciou hoje a instituição.

© D.R.

Em comunicado, a APC revelou que ‘A Flor do Buriti’ é o candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Ibero-americano na 39.ª edição dos prémios espanhóis Goya.

Já ‘Grand Tour’ e ‘O Vento Assobiando nas Gruas’ foram selecionados para a categoria de Melhor Filme Europeu.

Organizada pela Academia de Cinema de Espanha, a cerimónia de entrega dos Goya vai decorrer em Granada, em 08 de fevereiro de 2025.

A APC vai ainda submeter ‘A Flor do Buriti’ como candidato de Portugal à categoria Melhor Filme Ibero-americano na 6.ª edição dos prémios Colibri, da Academia das Artes Audiovisuais e Cinematográficas do Equador, cuja cerimónia de entrega de prémios terá lugar em Quito, em 07 de novembro.

Os três filmes constam da lista de cinco candidatos da qual sairá o concorrente português à nomeação para o Óscar de Melhor Filme Internacional.

‘A Flor do Buriti’ é um filme de João Salaviza e Renée Nader Messora e foi rodado no território indígena da Krahola^ndia, no Brasil, onde já tinham feito ‘Chuva e´ cantoria na aldeia dos mortos’ (2019).

A narrativa foi construída com relatos históricos e conversas com indígenas e conquistou um Prémio de Elenco em 2023 em Cannes.

Das obras selecionadas, todas tiveram já estreia cinematográfica em Portugal, exceto ‘Grand Tour’, de Miguel Gomes, que chegará aos cinemas a 19 de setembro.

A história de ‘Grand Tour’ segue um romance de início do século XX, com Edward (Gonçalo Waddington), um funcionário público do império britânico que foge da noiva Molly (Crista Alfaiate) no dia em que ela chega para o casamento.

‘Grand Tour’ valeu a Miguel Gomes o prémio de melhor realização este ano no Festival de Cinema de Cannes, em França.

Com assinatura de Jeanne Waltz, realizadora suíça há muito radicada em Portugal, ‘O vento assobiando nas gruas’ segue Milene, uma jovem mulher que, depois da morte da avó, se depara com uma família de tios que a despreza por causa de um problema de desenvolvimento mental.

Últimas de Cultura

O Teatro Municipal Sá de Miranda (TMSM), em Viana do Castelo, vai apresentar 50 diferentes propostas artísticas, entre teatro, música, dança e cinema, em 2025, incluindo oito novas criações do Teatro do Noroeste, segundo a programação sábado divulgada.
A atriz portuguesa Kika Magalhães, que trabalha em Hollywood, tem grandes planos para o Museo del Automóvil y la Moda, um espaço com carros antigos e peças de moda vintage que foi instalado em Málaga após tentativas falhadas em Portugal.
Mais de uma dezena de filmes portugueses e coproduções nacionais, em competição e fora dela, vão ser mostrados a partir de 30 de janeiro no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, nos Países Baixos, revelou a organização.
A Arte Equestre Portuguesa foi hoje classificada Património Imaterial Cultural da Humanidade, na reunião do comité responsável da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
A Câmara de Paris homenageou a escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís dando o seu nome a uma biblioteca, numa iniciativa para promover a literatura portuguesa contemporânea e a obra da autora com uma ligação a Paris.
Conflitos, imigração, INEM e polícia são algumas das dez palavras finalistas para a escolha de “A palavra do Ano”, uma iniciativa da Porto Editora para apurar os vocábulos mais pesquisados e que refletem os temas que marcaram o ano.
A Parques de Sintra-Monte da Lua foi distinguida nos World Travel Awards na categoria de “Melhor Empresa do Mundo em Conservação”, pelo 12.º ano consecutivo, desde 2013, anunciou hoje a sociedade que gere os monumentos e parques sintrenses.
O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai iniciar em 2025 uma expansão do parque dedicada à arquitetura contemporânea, num investimento de sete milhões de euros que inclui obras de Souto Moura, Siza Vieira e Koolhaas.
O único Pai Natal certificado da Península Ibérica vai levar, em dezembro, uma mensagem de boas festas e uma 'prendinha' didática às crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do concelho de Vagos, anunciou a Câmara Municipal.
O presidente da Museus e Monumentos de Portugal mostrou-se hoje preocupado com o facto de vários equipamentos tutelados pela empresa pública em Lisboa estarem fechados para obras em 2025, coincidindo com uma campanha turística focada no património.