Centro de migrantes em Lampedusa está a acolher 750 migrantes após últimas chegadas

O centro de migrantes da ilha italiana de Lampedusa acolhe pelo menos 750 pessoas, incluindo as últimas chegadas que aconteceram entre o domingo e hoje, disseram as autoridades locais.

© Facebook Open Arms

Um total de 214 migrantes chegou à ilha de Lampedusa entre a noite de domingo e hoje, após os quatro barcos em que viajavam terem sido resgatados pelas autoridades portuárias e por um navio gerido por uma organização não-governamental (ONG).

No domingo, foram registados cinco desembarques, num total de 323 pessoas.

O centro de Lampedusa está a acolher hoje 750 pessoas após as últimas chegadas.

Os últimos barcos a chegar à ilha siciliana foram resgatados pelas autoridades portuárias e pelo navio Astral operado pela ONG Open Arms. Entre os resgatados estavam cidadãos do Bangladesh, Paquistão, Egito, Marrocos, Líbano, Síria e Sudão.

Os seus navios partiram de Zawiya, Sabratha e Gargarish, cidades na Líbia, disseram os passageiros.

No total, mais de mil migrantes desembarcaram durante o fim de semana na costa sul de Itália, incluindo em Lampedusa, bem como na Calábria e na parte sul da Apúlia.

Últimas do Mundo

A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.
Três pessoas morreram e outra ficou ferida hoje depois de terem sido atingidas por disparos de armas de fogo numa cidade do estado de Nova Gales do Sul, Austrália, disseram as autoridades policiais.
Os comboios suburbanos estão parados em toda a região espanhola da Catalunha por tempo indeterminado depois de um acidente na terça-feira em que morreu uma pessoa e cinco mortes com gravidade.
Federação Nacional dos Sindicatos de Explorações Agrícolas (FNSEA) espera mobilizar esta terça-feira até 700 tratores e 4.000 manifestantes em Estrasburgo.
Cerca de 1.520 milhões de turistas viajaram para o estrangeiro em 2025, um ano "recorde", segundo uma estimativa publicada hoje pela Organização Mundial do Turismo (OMT), que destaca, em particular, um forte dinamismo em África e na Ásia.