OPEP+ prolonga cortes de produção e volta a abrir as ‘torneiras’ em abril

A aliança OPEP+, liderada pela Arábia Saudita e pela Rússia, decidiu hoje prolongar por três meses os cortes de produção acordados por oito países membros para apoiar os preços do petróleo, e reintroduzi-los mais lentamente a partir de abril.

© D.R.

Face à situação sombria, decidiram prolongar os seus ajustamentos voluntários adicionais de 2,2 milhões de barris por dia “até março de 2025”, anunciou a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) num comunicado.

Os cortes – adotados no ano passado – serão depois “progressivamente eliminados até ao final de setembro de 2026”.

Últimas de Economia

A bastonária da Ordem dos Contabilistas diz que há contribuintes surpreendidos com a redução do reembolso ou por terem de pagar IRS, notando que isto decorre da redução da retenção fonte em 2024, que deixou mais dinheiro disponível mensalmente.
Os utilizadores do MB Way passam a poder fazer transferências imediatas para Espanha e Itália, para números de telemóvel Bizum e Bancomat, respetivamente, anunciou hoje a empresa de pagamentos SIBS, que detém o MB Way.
Os proveitos totais do alojamento turístico fixaram-se em 287,7 milhões de euros, em fevereiro, o que representa uma subida de 4% em termos homólogos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), hoje divulgados.
Portugal vai marcar presença na Hannover Messe, a principal feira industrial do mundo, com 30 empresas, um número mais baixo que na última edição, apesar do aumento das exportações para a Alemanha.
A renda mediana dos novos contratos de arrendamento de habitação aumentou de 7,21 euros por metro quadrado (€/m2) em 2023 para 7,97 €/m2 em 2024, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O indicador de confiança dos consumidores diminuiu em março para o valor mais baixo do último ano, sobretudo penalizado pelas perspetivas económicas, tendo o indicador de clima económico também recuado, pelo terceiro mês consecutivo, divulgou hoje o INE.
O preço de meia dúzia de ovos subiu quase 80% entre janeiro de 2022 e março de 2025, passando de 1,14 para 2,05 euros, sendo que este ano já encareceu perto de 30%, segundo dados da Deco.
O valor mediano de avaliação bancária na habitação fixou-se em 1.810 euros por metro quadrado (m2) em fevereiro, uma subida de 16% face ao mesmo mês do ano passado e mais 36 euros (2%) do que em janeiro.
As receitas por quarto na hotelaria aumentaram para 95 euros a nível nacional em 2024 (92 euros em 2023), devido ao crescimento do preço médio por quarto de 142 para 146 euros, enquanto a taxa de ocupação se manteve igual.
A carga fiscal cresceu para 35,7% do PIB em 2024, uma subida de 0,1 pontos percentuais face ao ano passado, de acordo com a primeira notificação do Procedimento dos Défices Excessivos divulgada hoje.