Ordem alerta que Amadora-Sintra trabalha abaixo do limite de segurança

A Ordem dos Médicos (OM) alertou hoje que o Hospital Amadora-Sintra está a trabalhar "muito abaixo dos limites" de segurança clínica e pediu a intervenção imediata do Ministério da Saúde para garantir serviços adequados à população.

©facebook.com/hospitalfernandofonseca

“Consideramos não ser adequado para a população manter uma urgência de cirurgia geral aberta ao exterior que não cumpra o recomendado, muito longe disso”, afirma o bastonário da OM, Carlos Cortes, citado em comunicado.

Segundo Carlos Cortes, o Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) tinha no fim de semana, “contra todas as recomendações técnicas”, uma escala com apenas três médicos, sendo um médico especialista e dois internos.

“Uma realidade que põe em risco a segurança clínica, mas que, lamentavelmente, acontecerá na maioria dos dias de fevereiro. Servindo o hospital uma área populacional de mais de meio milhão de habitantes, os protocolos do serviço de urgência definem como seis o número mínimo de médicos”, salienta Carlos Cortes.

Para o bastonário, esta situação representa um “preocupante descalabro, com elevados índices de insegurança tanto para os doentes como para os médicos”.

“Dada a ausência de soluções”, Carlos Cortes defende ser necessária “a intervenção imediata do Ministério da Saúde tendo em vista a reposição dos protocolos médicos definidos e a garantia de que as diversas unidades de saúde prestam os adequados serviços médicos às populações”.

Últimas do País

A PSP deteve na última semana no Aeroporto de Lisboa dez cidadãos, um dos quais com um mandado da Interpol, e detetou três passageiros com documentos alheios e 17 por fraude documental, numa operação europeia hoje divulgada.
Os Bombeiros Sapadores de Braga desativaram no ano passado 1.232 ninhos de vespa asiática, identificados em diversas freguesias do concelho, anunciou hoje o município.
Um falso bancário reincidente foi detido na quarta-feira na Estrela, em Lisboa, por convencer idosos a entregarem-lhe o cartão bancário e o respetivo código, tendo levantado sem autorização, no total, quase 164 mil euros, anunciou hoje a PSP.
O município de Braga ativa hoje o Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, devido à previsão de tempo frio.
A incidência de cancro em Portugal deve aumentar 20% até 2040, com o país a apresentar as taxas mais elevadas de doença oncológica em crianças na União Europeia, alerta um estudo hoje divulgado.
O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) exigiu hoje que a medida anunciada pelo Governo para compensar os produtores que perderam efetivos por causa do surto de língua azul cubra "a totalidade do prejuízo".
Um homem, de 18 anos, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas de ter violado, no domingo, a ex-namorada, de 27 anos, em Almodôvar, no distrito de Beja, revelou hoje fonte policial.
A Ordem dos Médicos (OM) alertou hoje que o Hospital Amadora-Sintra está a trabalhar "muito abaixo dos limites" de segurança clínica e pediu a intervenção imediata do Ministério da Saúde para garantir serviços adequados à população.
A gripe das aves foi detetada numa exploração de galinhas, patos e gansos no concelho de Albergaria-a-Velha, em Aveiro, e numa ave selvagem nas Caldas da Rainha, em Leiria, anunciou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) começa hoje a fiscalizar o estacionamento indevido em faixas bus e em paragens no Porto, quer em vias de autocarro quer de elétrico.