Ordem alerta que Amadora-Sintra trabalha abaixo do limite de segurança

A Ordem dos Médicos (OM) alertou hoje que o Hospital Amadora-Sintra está a trabalhar "muito abaixo dos limites" de segurança clínica e pediu a intervenção imediata do Ministério da Saúde para garantir serviços adequados à população.

©facebook.com/hospitalfernandofonseca

“Consideramos não ser adequado para a população manter uma urgência de cirurgia geral aberta ao exterior que não cumpra o recomendado, muito longe disso”, afirma o bastonário da OM, Carlos Cortes, citado em comunicado.

Segundo Carlos Cortes, o Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) tinha no fim de semana, “contra todas as recomendações técnicas”, uma escala com apenas três médicos, sendo um médico especialista e dois internos.

“Uma realidade que põe em risco a segurança clínica, mas que, lamentavelmente, acontecerá na maioria dos dias de fevereiro. Servindo o hospital uma área populacional de mais de meio milhão de habitantes, os protocolos do serviço de urgência definem como seis o número mínimo de médicos”, salienta Carlos Cortes.

Para o bastonário, esta situação representa um “preocupante descalabro, com elevados índices de insegurança tanto para os doentes como para os médicos”.

“Dada a ausência de soluções”, Carlos Cortes defende ser necessária “a intervenção imediata do Ministério da Saúde tendo em vista a reposição dos protocolos médicos definidos e a garantia de que as diversas unidades de saúde prestam os adequados serviços médicos às populações”.

Últimas do País

A pilhagem de cabos elétricos na Marinha Grande, distrito de Leiria, é um dos motivos para a falta de água no concelho, um dos mais fustigados pela tempestade da passada quarta-feira, disse hoje o presidente da Câmara.
Cerca de 180 mil clientes da E-Redes continuavam hoje às 08:00 sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da depressão Kristin na madrugada da passada quarta-feira.
Todas as dez freguesias de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, estão sem fornecidas de energia elétrica, com exceção de algumas zonas na sede de concelho, informou o presidente da Câmara Municipal.
Cerca de 198 mil clientes das E-Redes continuaram hoje às 13h00 sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da depressão Kristin na madrugada de quarta-feira.
Mais de 400 pessoas deram entrada nas urgências do hospital de Leiria com traumas devido a situações relacionadas com acidentes em trabalhos de limpeza e reconstrução, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria.
Carregados de pás, vassouras e sacos do lixo, centenas de voluntários juntaram-se hoje em Leiria, junto ao estádio municipal, para limpar e reerguer este concelho da região Centro, bastante afetado pela depressão Kristin, contando com pessoas de todo o país.
Um homem e uma mulher detidos na sexta-feira na posse de 22,7 quilos de haxixe, estão em prisão preventiva, indicou hoje a Guarda Nacional Republicana (GNR).
O furto de cabos e de gasóleo de geradores tem afetado a reposição do abastecimento de água no concelho de Porto de Mós, no distrito de Leiria, disse hoje o vereador Eduardo Amaral, que manifestou revolta.
Cerca de 211 mil clientes da E-Redes continuavam hoje às 06:00 sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da depressão Kristin na madrugada de quarta-feira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um período prolongado de chuva na próxima semana em todo o território continental, mas sobretudo no norte e centro, regiões atingidas pelo mau tempo nos últimos dias.