Passe mensal de 30€ garante viagens ilimitadas de autocarro em Famalicão

Os utentes dos transportes públicos rodoviários de Vila Nova de Famalicão vão poder fazer viagens ilimitadas por todo o concelho com um passe mensal de 30 euros, segundo o regulamento tarifário hoje publicado em Diário da República.

© D.R.

De acordo com o documento, o valor do passe sobe para 40 euros mensais se os utentes optarem por viagens ilimitadas por toda a rede, que inclui ainda os concelhos de Santo Tirso e da Trofa.

Segundo o município, o regulamento “concretiza o princípio subjacente a uma democracia moderna de que a mobilidade é um direito de todos, ao criar títulos de transporte que abrangem a totalidade da rede contratualizada, permitindo viagens ilimitadas por toda a rede utilizando somente um título de transporte”.

Além do passe, os utentes poderão também optar pelo bilhete pré-comprado, por um euro, para deslocações até duas zonas, sendo que a partir de três zonas o preço sobe para 1,50 euros.

Haverá ainda os bilhetes de bordo, que habilitam o seu portador a realizar quaisquer viagens no concelho e cujo preço é de 1,50 euros, para deslocações até duas zonas, e de 2 euros a partir de três zonas.

O município de Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, destaca que apostou no aumento da oferta de transporte público coletivo rodoviário de passageiros para reduzir a circulação automóvel.

O objetivo é a disponibilização de uma oferta de transportes públicos que constitua uma efetiva alternativa ao automóvel, para servir os cidadãos de forma económica, acessível e integrada.

Segundo o município, a rede de transporte público tem, agora, “robustez suficiente para dar resposta às reais necessidades da população, com uma cobertura territorial que permite criar uma real alternativa ao transporte individual”.

Agora foi aprovado o tarifário, que entra em vigor a partir de 01 de abril.

Últimas do País

O presidente da Câmara de Oleiros disse hoje que mais de 70% do território está sem comunicações móveis ou com instabilidade, numa altura em que “diminui significativamente” o número de pessoas sem energia elétrica.
Cerca de 440 habitações estão a precisar de intervenção imediata ao nível das coberturas no concelho de Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia, Carlos Lopes.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve na segunda-feira um homem de 36 anos suspeito do homicídio de uma mulher de 30 anos num parque de estacionamento na Avenida de Ceuta, junto ao bairro Ceuta Sul, em Lisboa.
A depressão Leonardo chega a Portugal durante a tarde desta terça-feira e trará muita chuva, neve, vento forte e agitação marítima.
O Sindicato dos Médicos do Norte (SMN) alertou hoje que o novo sistema de acesso a consultas e cirurgias viola o direito à privacidade dos médicos, ao exigir que apresentem declarações de interesses e dos vínculos profissionais.
As obras de recuperação estão orçadas em cerca de 60 mil euros e, em apenas quatro dias, já foram angariados quase 53 mil euros.
A Avenida dos Aviadores em Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, voltou a ficar inundada hoje de madrugada, devido à subida do Rio Sado, que continua com um "nível muito elevado", disse a Proteção Civil.
Segundo informação enviada à agência Lusa, sete dias depois da tempestade, 118 mil clientes continuavam hoje sem fornecimento de energia, sendo que nas zonas mais críticas as avarias decorrentes da depressão Kristin totalizam 115 mil clientes.
A Rede Expressos anunciou hoje que vai permitir a possibilidade de reembolso total dos bilhetes, "até uma hora antes da partida" até 08 de fevereiro, como "medida excecional", na sequência das condições meteorológicas que afetam várias regiões do país.
A presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) disse hoje que continuam centenas de milhares de pessoas com problemas na rede móvel, devido ao mau tempo, apontando, no entanto, que mais de 50% dos locais afetados já estavam recuperados.