Morreu o ator norte-americano Richard Chamberlain

O ator norte-americano Richard Chamberlain, herói da série televisiva "Dr. Kildare", morreu no sábado no Havai, aos 90 anos, de acordo com o seu agente.

Richard Chamberlain

© Facebook de Variety

Chamberlain morreu no sábado à noite em Waimanalo, devido a complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral (AVC), a dois dias de completar 91 anos.

O ator interpretou papéis como o do médico da série televisiva “Dr. Kildare”, que foi para o ar entre 1961 e 1966, e a revista Photoplay nomeou-o a estrela masculina mais popular durante três anos consecutivos, de 1963 a 1965.

Ficou conhecido como o “rei das minisséries televisivas” em 1978, quando interpretou o papel principal em “Centennial”, uma produção com 24 horas de duração e baseada no extenso romance de James Michener.

Em 1980 participou em “Shogun”, outra minissérie de grande projeção e dispendiosa, baseada na obra de época de James Clavell sobre um visitante americano no Japão.

Obteve o seu maior sucesso em minisséries em 1983 com outro drama de longa duração, “The Thorn Birds”, baseado no `best-seller` de Colleen McCullough, e interpretou o padre Ralph de “Bricassart”, um padre católico romano na Austrália que se apaixona pela bela Meggie Cleary (Rachel Ward). A produção da ABC, que também era protagonizada por Barbara Stanwyck, terá atraído 100 milhões de espetadores.

Chamberlain ganhou Globos de Ouro pelo seu trabalho em “Shogun”, “The Thorn Birds” e “Dr. Kildare”.

Quando o público começou a perder o interesse pelas minisséries, Chamberlain voltou-se para o teatro, onde exibiu uma excelente voz de cantor. Apareceu como Henry Higgins na adaptação de “My Fair Lady” na Broadway em 1994 e como capitão Von Trapp de “The Sound of Music”, em 1999.

Participou em numerosos filmes, incluindo “Os Amantes da Música” (no papel de Tchaikovsky), “A Louca de Chaillot”, “A Torre do Inferno” e “Os Três Mosqueteiros” e suas sequelas.

“Kildare” baseava-se numa série de filmes de sucesso dos anos 30 e 40, com Lew Ayres no papel principal.

Nascido George Richard Chamberlain em Beverly Hills, em 31 de março de 1934, o ator estudou inicialmente no Pomona College para ser pintor. Mas, depois de regressar do exército, onde tinha servido como oficial de infantaria na Guerra da Coreia, decidiu tentar a representação.

Mais recentemente, atuou em programas de televisão como “Will & Grace”, “The Drew Carey Show” e “Touched by an Angel”.

Últimas do Mundo

Cada vez mais portugueses procuram a Arábia Saudita, onde a comunidade ainda é pequena, mas que está a crescer cerca de 25% todos os anos, disse à Lusa o embaixador português em Riade.
O Papa rezou hoje no local onde ocorreu a explosão no porto de Beirute em 2020, que se tornou um símbolo da disfunção e da impunidade no Líbano, no último dia da sua primeira viagem ao estrangeiro.
Pelo menos 30 pessoas foram sequestradas em três ataques por homens armados durante o fim de semana no norte da Nigéria, aumentando para mais de 400 os nigerianos sequestrados em quinze dias, foi hoje anunciado.
Pelo menos quatro pessoas morreram baleadas em Stockton, no estado da Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, anunciou a polícia, que deu conta ainda de dez feridos.
O estudante que lançou uma petição a exigir responsabilização política, após o incêndio que matou 128 pessoas em Hong Kong, foi detido por suspeita de "incitação à sedição", noticiou hoje a imprensa local.
O alto comissário das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Volker Türk, denunciou hoje que “pelo menos 18 pessoas” foram detidas no golpe de Estado de quarta-feira na Guiné-Bissau e pediu que se respeitem os direitos humanos.
O Tribunal Penal Internacional (TPI), confirmou, na sexta-feira, que continua a investigar crimes contra a humanidade na Venezuela, depois de em setembro o procurador-chefe Karim Khan se ter afastado por alegado conflito de interesses.
Um "ataque terrorista" russo com drones na capital da Ucrânia causou hoje pelo menos um morto e sete feridos, além de danos materiais significativos, anunciaram as autoridades de Kiev.
O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) denunciou hoje que um grupo de homens armados e encapuçados invadiu a sua sede, em Bissau, agredindo dirigentes e colaboradores presentes no local.
A agência de combate à corrupção de Hong Kong divulgou hoje a detenção de oito pessoas ligadas às obras de renovação do complexo residencial que ficou destruído esta semana por um incêndio que provocou pelo menos 128 mortos.