Morreu o ator norte-americano Richard Chamberlain

O ator norte-americano Richard Chamberlain, herói da série televisiva "Dr. Kildare", morreu no sábado no Havai, aos 90 anos, de acordo com o seu agente.

Richard Chamberlain

© Facebook de Variety

Chamberlain morreu no sábado à noite em Waimanalo, devido a complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral (AVC), a dois dias de completar 91 anos.

O ator interpretou papéis como o do médico da série televisiva “Dr. Kildare”, que foi para o ar entre 1961 e 1966, e a revista Photoplay nomeou-o a estrela masculina mais popular durante três anos consecutivos, de 1963 a 1965.

Ficou conhecido como o “rei das minisséries televisivas” em 1978, quando interpretou o papel principal em “Centennial”, uma produção com 24 horas de duração e baseada no extenso romance de James Michener.

Em 1980 participou em “Shogun”, outra minissérie de grande projeção e dispendiosa, baseada na obra de época de James Clavell sobre um visitante americano no Japão.

Obteve o seu maior sucesso em minisséries em 1983 com outro drama de longa duração, “The Thorn Birds”, baseado no `best-seller` de Colleen McCullough, e interpretou o padre Ralph de “Bricassart”, um padre católico romano na Austrália que se apaixona pela bela Meggie Cleary (Rachel Ward). A produção da ABC, que também era protagonizada por Barbara Stanwyck, terá atraído 100 milhões de espetadores.

Chamberlain ganhou Globos de Ouro pelo seu trabalho em “Shogun”, “The Thorn Birds” e “Dr. Kildare”.

Quando o público começou a perder o interesse pelas minisséries, Chamberlain voltou-se para o teatro, onde exibiu uma excelente voz de cantor. Apareceu como Henry Higgins na adaptação de “My Fair Lady” na Broadway em 1994 e como capitão Von Trapp de “The Sound of Music”, em 1999.

Participou em numerosos filmes, incluindo “Os Amantes da Música” (no papel de Tchaikovsky), “A Louca de Chaillot”, “A Torre do Inferno” e “Os Três Mosqueteiros” e suas sequelas.

“Kildare” baseava-se numa série de filmes de sucesso dos anos 30 e 40, com Lew Ayres no papel principal.

Nascido George Richard Chamberlain em Beverly Hills, em 31 de março de 1934, o ator estudou inicialmente no Pomona College para ser pintor. Mas, depois de regressar do exército, onde tinha servido como oficial de infantaria na Guerra da Coreia, decidiu tentar a representação.

Mais recentemente, atuou em programas de televisão como “Will & Grace”, “The Drew Carey Show” e “Touched by an Angel”.

Últimas do Mundo

O presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell d'Andrade, destacou hoje o "crescimento incrível da procura" de eletricidade que a empresa está a observar em vários mercados, impulsionado pela eletrificação do consumo e pela construção de grandes centros de dados.
A polémica explode poucos dias antes da abertura da primeira loja física da gigante asiática Shein em Paris. Bonecas sexuais com aparência de crianças, com cerca de 80 centímetros e representadas a segurar peluches, colocaram a marca sob fogo cerrado.
Pelo menos dez pessoas ficaram feridas, quatro em estado grave, após um condutor atropelar deliberadamente peões em vários locais de Île d’Oleron, no oeste da França, antes de ser detido, declarou hoje o Ministério Público local.
A Comissão Europeia quer a União Europeia (UE) ligada por linhas ferroviárias de alta velocidade até 2040, incluindo a ligação entre Lisboa e Madrid, e criar um único bilhete intermodal para combinar diferentes empresas e modos de transporte.
Cerca de 120 mil pessoas permanecem abrigadas em centros de evacuação ou com familiares em Cuba, após a passagem do furacão Melissa pela costa leste da ilha, na quarta-feira passada, segundo dados preliminares.
Um britânico de 32 anos foi esta segunda-feira, 3 de novembro, acusado por tentativa de homicídio durante um ataque num comboio no sábado que resultou em 11 feridos, um dos quais continua em estado grave, anunciou a polícia.
A rede social LinkedIn começou esta segunda-feira a usar dados dos utilizadores para treinar o seu modelo de inteligência artificial (IA), mas existem medidas para impedir essa recolha, incluindo um formulário e a desativação nas definições de privacidade da plataforma.
O presidente do governo da região espanhola de Valência, Carlos Mazón, demitiu-se hoje do cargo, reconhecendo erros na gestão das cheias que mataram 229 pessoas em 29 de outubro de 2024.
Os países da OCDE, como Portugal, receberam, nos últimos 25 anos, mais de metade de todos os migrantes internacionais do mundo, avança um relatório hoje divulgado.
Um em cada cinco médicos e enfermeiros a trabalhar nos sistemas de saúde dos 38 países-membros da OCDE, como Portugal, é migrante, avança um relatório hoje divulgado pela organização.