Morreu o ator norte-americano Richard Chamberlain

O ator norte-americano Richard Chamberlain, herói da série televisiva "Dr. Kildare", morreu no sábado no Havai, aos 90 anos, de acordo com o seu agente.

Richard Chamberlain

© Facebook de Variety

Chamberlain morreu no sábado à noite em Waimanalo, devido a complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral (AVC), a dois dias de completar 91 anos.

O ator interpretou papéis como o do médico da série televisiva “Dr. Kildare”, que foi para o ar entre 1961 e 1966, e a revista Photoplay nomeou-o a estrela masculina mais popular durante três anos consecutivos, de 1963 a 1965.

Ficou conhecido como o “rei das minisséries televisivas” em 1978, quando interpretou o papel principal em “Centennial”, uma produção com 24 horas de duração e baseada no extenso romance de James Michener.

Em 1980 participou em “Shogun”, outra minissérie de grande projeção e dispendiosa, baseada na obra de época de James Clavell sobre um visitante americano no Japão.

Obteve o seu maior sucesso em minisséries em 1983 com outro drama de longa duração, “The Thorn Birds”, baseado no `best-seller` de Colleen McCullough, e interpretou o padre Ralph de “Bricassart”, um padre católico romano na Austrália que se apaixona pela bela Meggie Cleary (Rachel Ward). A produção da ABC, que também era protagonizada por Barbara Stanwyck, terá atraído 100 milhões de espetadores.

Chamberlain ganhou Globos de Ouro pelo seu trabalho em “Shogun”, “The Thorn Birds” e “Dr. Kildare”.

Quando o público começou a perder o interesse pelas minisséries, Chamberlain voltou-se para o teatro, onde exibiu uma excelente voz de cantor. Apareceu como Henry Higgins na adaptação de “My Fair Lady” na Broadway em 1994 e como capitão Von Trapp de “The Sound of Music”, em 1999.

Participou em numerosos filmes, incluindo “Os Amantes da Música” (no papel de Tchaikovsky), “A Louca de Chaillot”, “A Torre do Inferno” e “Os Três Mosqueteiros” e suas sequelas.

“Kildare” baseava-se numa série de filmes de sucesso dos anos 30 e 40, com Lew Ayres no papel principal.

Nascido George Richard Chamberlain em Beverly Hills, em 31 de março de 1934, o ator estudou inicialmente no Pomona College para ser pintor. Mas, depois de regressar do exército, onde tinha servido como oficial de infantaria na Guerra da Coreia, decidiu tentar a representação.

Mais recentemente, atuou em programas de televisão como “Will & Grace”, “The Drew Carey Show” e “Touched by an Angel”.

Últimas do Mundo

A polícia australiana considerou um “ato terrorista” contra a comunidade judaica o ataque com tiros na praia de Bondi, Sydney, que causou pelo menos 12 mortos.
Pelo menos duas pessoas morreram e oito ficaram feridas com gravidade num tiroteio ocorrido no campus da Universidade Brown, nos Estados Unidos, informou o presidente da câmara de Providence.
Mais de 40% do território espanhol está num processo de degradação devido à atividade humana que pode conduzir a desertificação, segundo o primeiro "Atlas da Desertificação em Espanha", elaborado por cientistas de diversas universidades e publicado recentemente.
O número de vítimas das inundações e deslizamentos de terra que atingiram a Indonésia subiu para 1.003 mortos e 218 desaparecidos, anunciou hoje a Agência Nacional de Gestão de Catástrofes.
Perante o colapso do sistema de asilo, o Governo britânico avançou com um método relâmpago: milhares de pedidos estão a ser aprovados sem entrevistas, apenas com base num questionário escrito. A oposição acusa Londres de “escancarar as portas” à imigração.
A cidade alemã de Salzgitter vai obrigar requerentes de asilo aptos para trabalhar a aceitar tarefas comunitárias, sob pena de cortes nas prestações sociais.
O homem que enganou Espanha, desviou dinheiro público e fugiu à Justiça acabou capturado em Olhão. Natalio Grueso, condenado por um esquema milionário de peculato e falsificação, vivia discretamente no Algarve desde que desapareceu em 2023.
O voo MH370 desapareceu a 8 de março de 2014 quando voava de Kuala Lumpur para Pequim com 239 pessoas a bordo, incluindo 227 passageiros - a maioria dos quais chineses - e 12 membros da tripulação.
A Comissão Europeia abriu hoje uma investigação à gigante tecnológica Google por suspeitar de violação da lei da União Europeia (UE), que proíbe abuso de posição dominante, ao impor "condições injustas" nos conteúdos de inteligência artificial (IA).
A tecnológica Meta anunciou a aquisição da empresa norte-americana Limitless, criadora de um pendente conectado, capaz de gravar e resumir conversas com recurso à inteligência artificial (IA).