Turquia detém 525 suspeitos na maior operação antidroga do país

A polícia turca deteve 525 suspeitos de tráfico de droga durante a madrugada de hoje em Ancara, no que o ministro do Interior, Ali Yerlikaya, disse ser a "maior operação de narcóticos" realizada na Turquia.

© D.R.

A operação envolveu milhares de polícias, cães farejadores, ‘drones’ e helicópteros, e teve como alvo mais de 625 locais, disse Yerlikaya, citado pela agência de notícias norte-americana Associated Press.

As rusgas foram o resultado de uma “vigilância técnica e física” de cada suspeito durante seis meses, referiu.

Yerlikaya disse que muitos dos detidos eram suspeitos de estarem envolvidos na venda de estupefacientes “em bairros e ruas através de plataformas de comunicação baseadas na Internet”.

“Mostrámos mais uma vez muito claramente a esses vendedores de veneno: as ruas em que entraram são um beco sem saída”, escreveu Yerlikaya nas redes sociais.

O Ministério do Interior afirmou que a repressão vai continuar e que serão efetuadas mais detenções nos próximos dias.

As rusgas na Turquia seguem-se a uma operação em grande escala a nível europeu, na terça-feira, que visou redes internacionais de tráfico de droga e de branqueamento de capitais.

Mais de 230 pessoas foram detidas durante a operação conduzida pela Europol e pelas forças policiais dos Países Baixos, Turquia, Alemanha, Espanha e Bélgica.

Durante a operação foram apreendidos bens no valor de 400 milhões de dólares (351,5 milhões de euros, ao câmbio atual).

Últimas do Mundo

Mais de 40% do território espanhol está num processo de degradação devido à atividade humana que pode conduzir a desertificação, segundo o primeiro "Atlas da Desertificação em Espanha", elaborado por cientistas de diversas universidades e publicado recentemente.
O número de vítimas das inundações e deslizamentos de terra que atingiram a Indonésia subiu para 1.003 mortos e 218 desaparecidos, anunciou hoje a Agência Nacional de Gestão de Catástrofes.
Perante o colapso do sistema de asilo, o Governo britânico avançou com um método relâmpago: milhares de pedidos estão a ser aprovados sem entrevistas, apenas com base num questionário escrito. A oposição acusa Londres de “escancarar as portas” à imigração.
A cidade alemã de Salzgitter vai obrigar requerentes de asilo aptos para trabalhar a aceitar tarefas comunitárias, sob pena de cortes nas prestações sociais.
O homem que enganou Espanha, desviou dinheiro público e fugiu à Justiça acabou capturado em Olhão. Natalio Grueso, condenado por um esquema milionário de peculato e falsificação, vivia discretamente no Algarve desde que desapareceu em 2023.
O voo MH370 desapareceu a 8 de março de 2014 quando voava de Kuala Lumpur para Pequim com 239 pessoas a bordo, incluindo 227 passageiros - a maioria dos quais chineses - e 12 membros da tripulação.
A Comissão Europeia abriu hoje uma investigação à gigante tecnológica Google por suspeitar de violação da lei da União Europeia (UE), que proíbe abuso de posição dominante, ao impor "condições injustas" nos conteúdos de inteligência artificial (IA).
A tecnológica Meta anunciou a aquisição da empresa norte-americana Limitless, criadora de um pendente conectado, capaz de gravar e resumir conversas com recurso à inteligência artificial (IA).
Ministério Público holandês está a pedir penas que podem chegar aos 25 anos de prisão para um pai e dois filhos acusados de assassinarem Ryan Al Najjar, uma jovem síria de 18 anos que, segundo a acusação, foi morta por se recusar a seguir as regras tradicionais impostas pela própria família.
Cada vez mais portugueses procuram a Arábia Saudita, onde a comunidade ainda é pequena, mas que está a crescer cerca de 25% todos os anos, disse à Lusa o embaixador português em Riade.