CIP vai reunir-se com líderes de partidos para conhecer programas económicos

A CIP - Confederação Empresarial de Portugal vai reunir-se, a partir de terça-feira, com alguns líderes dos partidos com grupos parlamentares, para conhecer os programas económicos, pouco tempo antes das eleições, e apresentar várias medidas, segundo um comunicado.

© D.R.

Na nota, a CIP indicou que, as reuniões, “às portas das eleições legislativas antecipadas” têm como intuito “conhecer o programa económico de cada uma das forças políticas”.

A Confederação pretende ainda “apresentar um quadro de medidas concretas estruturadas em pilares”, e que passam pelo “aumento de salários e rendimentos dos trabalhadores”, pelo “crescimento da economia” e a “simplificação administrativa dos procedimentos impostos pelo Estado aos cidadãos e às empresas”.

Segundo a CIP, o primeiro desses encontros, na sede da entidade, é com o presidente da Iniciativa Liberal, Rui Rocha.

Seguir-se-á um encontro com o secretário-geral do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos, na quarta-feira, sendo que as “datas para os encontros com os restantes líderes dos partidos serão divulgadas em breve”.

“A CIP mantém o firme desígnio de definir uma Agenda Económica que coloque as empresas no centro do debate político como garante do emprego, crescimento distribuição de riqueza”, rematou.

Últimas de Economia

As empresas da zona euro observaram uma ligeira subida das taxas de juro dos empréstimos bancários no terceiro trimestre, sobretudo as PME, foi hoje anunciado.
A taxa de desemprego em Espanha aumentou ligeiramente no terceiro trimestre, atingindo os 10,45% da força de trabalho, face aos 10,29% do final de junho, segundo os dados oficiais divulgados hoje.
A confiança dos consumidores aumentou, em outubro, pelo segundo mês consecutivo na União Europeia (UE), para -13,5 pontos, e na zona euro para -14,2 pontos, divulgou hoje a Comissão Europeia.
Portugal desceu uma posição no ranking europeu de poder de compra, ocupando agora o 22.º lugar entre 42 países, apesar de o rendimento disponível dos portugueses ter aumentado 15,7% face ao ano anterior, segundo o Correio da Manhã.
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) aplicou, em decisões proferidas no terceiro trimestre deste ano, cinco coimas no montante total de 91.250 euros, adiantou o regulador, numa nota no seu 'site'.
O endividamento do setor não financeiro, que reúne administrações públicas, empresas e particulares, aumentou cerca de 3.200 milhões de euros em agosto face a julho, para 857.000 milhões de euros, anunciou hoje o Banco de Portugal (BdP).
O Tribunal de Contas (TdC) e o membro português do TdC europeu alertaram hoje para os atrasos na execução dos fundos europeus, nomeadamente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Banco de Portugal (BdP) emitiu hoje um alerta para ajudar os cidadãos a identificarem mensagens e chamadas telefónicas com falsas propostas de trabalho que, na realidade, correspondem a fraudes financeiras.
Os preços da habitação aceleraram em 19 dos 24 municípios com mais de 100 mil habitantes, no segundo trimestre, com Vila Nova de Gaia e Coimbra a liderar os maiores acréscimos, avançou esta quarta-feira o INE.
O Conselho Orçamental Europeu (COE), organismo consultivo independente da Comissão Europeia, criticou hoje a “reforma apressada e fragmentada” das regras orçamentais da União Europeia (UE), com tetos para défice e dívida pública, defendendo uma abordagem “mais restritiva”.