Sete urgências do SNS estão hoje encerradas

Sete urgências de ginecologia e obstetrícia e de pediatria vão estar hoje encerradas em Portugal continental, segundo com as escalas publicadas no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

© D.R.

De acordo com os dados, consultados pela agência Lusa às 08:15 de hoje, está previsto o encerramento das urgências de ginecologia e obstetrícia dos hospitais do Barreiro (Setúbal), Vila Franca de Xira (Lisboa), Abrantes (Santarém), Distrital de Santarém, Santo André (Leiria) e Infante Dom Pedro (Aveiro).

O hospital de Vila Franca de Xira assinala ainda o encerramento do serviço de urgência pediátrica.

No sábado, estiveram fechadas cinco urgências de ginecologia e obstetrícia: Aveiro, Vila Franca de Xira, Setúbal, Leiria e Caldas das Rainha. A urgência pediátrica de Vila Franca de Xira também encerrou.

A urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital São Bernardo (Setúbal) está referenciada entre as 09:00 de hoje até à meia-noite, bem como a do Amadora-Sintra e a do Hospital de Braga, das 00:00 às 24:00.

Também a urgência pediátrica dos hospitais Amadora-Sintra, das 00:00 às 08:00 e das 20:00 à meia-noite, e Beatriz Ângelo (Loures), das 00:00 à meia-noite, se encontram referenciadas.

As urgências referenciadas dizem respeito a casos encaminhados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ou pela linha SNS 24.

As autoridades de saúde apelam à população para que, antes de se deslocar a uma urgência, contactar a Linha SNS24 (808 24 24 24) para receber orientação adequada.

Últimas do País

A utilização de novos sistemas tecnológicos pela Polícia Municipal (PM) do Porto, desde Janeiro – nomeadamente câmaras instaladas em duas viaturas para deteção de estacionamento abusivo e dois radares móveis para controlo de velocidade – resultou num aumento expressivo do número de multas aplicadas no primeiro semestre de 2025.
O suspeito de ser o autor do falso alarme de bomba num avião da SATA Azores Airlines, que obrigou no sábado a uma aterragem de emergência em Lisboa, ficou proibido de frequentar aeroportos nacionais, indicou hoje a Polícia Judiciária.
O Tribunal de Coimbra condenou hoje um homem a dez anos de prisão por ter abusado sexualmente, durante anos, da filha da sua ex-companheira, quando esta tinha entre os 7 e os 15 anos.
A fonte da proteção civil afirmou não haver registo de feridos nem de habitações em perigo, assinalando, contudo, que pelas 14h30 o fogo "lavrava com bastante intensidade".
Mais de 2.500 acidentes de lazer, a maioria em praias, motivaram idas às urgências do SNS em 2024, com 37% dos casos a envolver crianças e jovens, revelam hoje dados do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).
Quinze distritos de Portugal estão hoje com aviso amarelo devido ao calor, e a partir de terça-feira estará todo o território continental abrangido e pelo menos até quinta-feira.
O Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR registou, nos primeiros seis meses deste ano, 606 crimes e mais de 10.000 contraordenações relacionadas com o ambiente e o património natural.
A PSP anunciou hoje a detenção de um homem que tinha fugido do Tribunal de Esposende, quando ia conhecer as medidas de coação, por alegado furto de um automóvel.
Pelo menos 15 partidas e 12 chegadas previstas para hoje no aeroporto de Lisboa foram canceladas devido à greve dos trabalhadores da SPdH/Menzies (antiga Groundforce), sendo os atrasos “às dezenas”, segundo fonte sindical.
Sete urgências de ginecologia e obstetrícia e de pediatria vão estar hoje encerradas em Portugal continental, segundo com as escalas publicadas no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).