Madeira sob aviso laranja devido à chuva forte no primeiro dia do ano

A costa sul e as regiões montanhosas da ilha da Madeira vão estar sob aviso laranja na quinta-feira devido à previsão de chuva por vezes forte, que poderá ser benéfica sob a forma de granizo, segundo o IPMA.

© D.R.

Além da chuva, o arquipélago estará sujeito a vento forte, trovoada e moderada, tendo o Serviço de Proteção Civil da Madeira emitido hoje um alerta à população e com recomendações.

O aviso laranja para a costa sul e regiões montanhosas da ilha da Madeira vai estar em vigor entre as 00h00 e as 09h00 do primeiro dia do ano.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu também um aviso laranja para as regiões montanhosas da ilha da Madeira por causa do vento forte com rajadas até 115 quilómetros por hora (km/h).

Todo o arquipélago da Madeira estará sob aviso amarelo entre as 18h00 de quarta-feira e as 00h00 de quinta-feira devido à chuva por vezes forte persistente, até às 09h00 de quinta-feira devido ao vento forte.

Foi também emitido entre as 00h00 e as 12h00 de quinta-feira aviso amarelo para o arquipélago por causa da previsão de trovoadas frequentes e dispersões.

O IPMA colocou igualmente a costa sul da ilha da Madeira sob aviso amarelo devido à previsão de engenharia marítima forte, com ondas de sudoeste com 04 metros entre as 00h00 e as 09h00 de quinta-feira.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que exista “situação meteorológica de risco moderado a elevado, e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O estado do tempo no primeiro dia do ano vai ser afetado pela depressão Francisco, que vai causar chuva, vento e ondulação fortes em Portugal continente e com mais intensidade na Madeira, segundo o IPMA, que admite a hipótese de aumento para vermelho, o mais grave, o aviso por causa da colisão.

O agravamento do estado do tempo levou o Serviço de Proteção Civil da Madeira a alertar a população e recomendar medidas preventivas.

Em comunicado, a proteção civil alerta para a possibilidade de queda de ramos ou árvores, com eventual afetação das infraestruturas de comunicações e energia, piso rodoviário escorregadio, possível formação de lençóis de água e ocorrência de inundações urbanas e galgamentos costeiros

Alerta igualmente para a possibilidade de arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, bem como o desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente inseridas, devido a episódios de vento forte, podendo provocar acidentes com veículos em circulação ou com transeuntes na via pública.

A proteção civil da Madeira aconselha a população a adotar comportamentos adequados, garantir a desobstrução dos sistemas de drenagem pluvial, garantir a fixação adequada de estruturas soltas, como andaimes, placards e estruturas suspensas, evitar posições obrigatórias

Aconselha ainda a população a não circular por zonas com prédios degradados, devido ao risco de derrocadas, ter especial cuidado nas zonas montanhosas, vertentes expostas e zonas costeiras, adotar uma condução defensiva e evitar a travessia de zonas inundadas.

Últimas do País

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra ativou hoje o Plano de Emergência Interno (PEI) e acionou o Gabinete de Crise para acompanhar a situação do mau tempo na região de Coimbra.
Um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades do Reino Unido por suspeitas de abuso sexual da enteada menor, foi detido esta quinta-feira no concelho de Viseu.
O Hospital Pediátrico de Coimbra está sem qualquer professor para ensinar as crianças internadas, admitiu hoje a Unidade Local de Saúde, uma situação que a associação Acreditar considera um recuo nos direitos das crianças com cancro.
O número de clientes da E-Redes sem abastecimento de energia elétrica no continente voltou a subir, sendo hoje de 45 mil, devido ao surgimento de novas avarias e inundações, a maioria nas zonas de maior impacto da depressão Kristin.
Os comboios de longo curso na Linha ferroviária do Norte entre o Porto e Lisboa foram suspensos por razões de segurança devido ao agravamento do estado do tempo e sem previsão de retoma, segundo a CP.
A Proteção Civil registou na quinta-feira 678 ocorrências relacionadas com o mau tempo em Portugal continental, sendo em maior número inundações, queda de árvores e deslizamentos de terra que afetaram sobretudo a região de Coimbra.
O caudal do rio Tejo manteve-se estabilizado em valores elevados durante a noite no ponto de medição em Almourol, devendo hoje registar oscilações ao longo do dia, num cenário semelhante ao de quinta-feira, e mantém-se o alerta vermelho na bacia.
Em causa estará a alegada exclusão de formalismos legais na contratação pública de eventos durante o mandato anterior, com indícios de favorecimento reiterado das mesmas empresas.
O diretor do Departamento de Formação do INEM, o médico Miguel Soares de Oliveira, apresentou a sua demissão do cargo, confirmou hoje o instituto, sem avançar as razões para essa saída.
O Tribunal de Aveiro condenou hoje a uma pena suspensa de cinco anos de prisão um homem por ter abusado sexualmente de uma criança, de 13 anos, sua enteada.