Açores lança concurso para construção de 16 moradias nas Sete Cidades

A Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego dos Açores lançou hoje um concurso público para construção de 16 moradias na freguesia das Sete Cidades, na ilha de São Miguel, pelo valor de 2,9 milhões de euros (ME).

© D.R.

O concurso publicado hoje no Jornal Oficial destina-se à construção de 16 moradias nos lotes 12 a 27 do loteamento das Sete Cidades, no concelho de Ponta Delgada.

De acordo com a publicação do Governo Regional dos Açores, a empreitada envolve “trabalhos de construção de 16 habitações unifamiliares, incluindo movimentos de terras, execução de estruturas, coberturas, isolamentos e impermeabilizações, alvenarias e divisórias, revestimento de paredes, tetos e pavimentos, cantarias, vãos exteriores, equipamento sanitário e acessórios, carpintarias, pinturas, redes de águas e esgotos, instalações elétricas e de telecomunicações (ITED), rede de gás e arranjos exteriores”.

O prazo para apresentação das propostas decorre até às 23h59 horas do 36.º dia a contar da data de publicação do anúncio e o prazo de execução é de 450 dias.

Segundo o anúncio, a adjudicação será feita à proposta “economicamente mais vantajosa”.

A empreitada é executada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

No dia 07 de janeiro, o executivo açoriano aprovou a realização de investimentos superiores a 31 milhões de euros (ME) na área da habitação no âmbito do PRR, nos quais se inclui este projeto. O vice-presidente, Artur Lima, disse na apresentação das deliberações do Conselho do Governo que, “no total, são abrangidas 227 respostas habitacionais, das quais 103 construções, 92 reabilitações e 32 lotes, num investimento superior a 31 milhões de euros”.

Artur Lima assumiu tratar-se de “um investimento sem precedentes na habitação” no arquipélago dos Açores.

O investimento materializa-se na construção de 16 habitações no loteamento das Sete Cidades (2,9 ME), 17 habitações em São Vicente Ferreira (3,1 ME), 22 habitações no loteamento de Santa Clara (3,8 ME), nas infraestruturas e na construção de 48 habitações no loteamento da Terra Chã (7,8 ME), nas infraestruturas de 32 lotes do loteamento do Biscoito (1,4 ME) e na reabilitação de 92 habitações no Bairro Nascer do Sol, Terceira (12,1 ME).

Últimas de Economia

A economia alemã contraiu-se 0,1% no segundo trimestre em relação aos três meses anteriores, de acordo com o dado preliminar da evolução do PIB alemão publicado hoje pela agência federal de estatísticas (Destatis).
O Tribunal de Contas (TdC) concluiu que a Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental (ULSLO) violou a lei em três ajustes diretos, mas decidiu não sancionar o conselho de administração responsável.
As exportações de bens caíram 1,3% no segundo trimestre, recuando pela primeira vez num ano, e as importações aumentaram 6,4%, em termos nominais e face ao período homólogo, segundo a estimativa rápida divulgada hoje pelo INE.
A Comissão Europeia prevê, que os mercados agrícolas da União Europeia (UE) cresçam 1,1% este ano e 1,5% em 2026, antecipando uma quebra histórica no vinho, incluindo de 8% em Portugal, e recuperação no azeite.
O valor mediano de avaliação bancária na habitação foi 1.911 euros por metro quadrado em junho, mais 18,1% que no mesmo mês de 2024, contra 17,1% em maio, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
A União Europeia e os Estados Unidos chegaram hoje a um acordo comercial que prevê a imposição de tarifas aduaneiras de 15% sobre os produtos europeus.
O comissário europeu do Comércio confirmou hoje que está a preparar-se juntamente com a presidente da Comissão Europeia para a "importante" reunião com o Presidente dos Estados Unidos para discutir um possível acordo sobre as tarifas.
A Trust in News (TiN) comunicou na sexta-feira o despedimento coletivo dos 80 trabalhadores do grupo, dono de títulos como a Visão e Caras, pedindo-lhes para “continuarem a trabalhar sem receber”, anunciou hoje o Sindicato dos Jornalistas (SJ).
O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA) acusa a TAP de “sabotar a greve” na SPdH/Menzies (antiga Groundforce) substituindo ilegalmente grevistas com técnicos de manutenção da transportadora, mas esta garante estar a atuar "no estrito cumprimento da lei".
A greve de hoje dos trabalhadores da SPdH/Menzies (antiga Groundforce) provocou até agora “alguns atrasos” e o cancelamento de 20 voos no aeroporto de Lisboa, avançou à agência Lusa a ANA – Aeroportos de Portugal.