Mais de metade da população adulta com excesso de peso ou obesidade

Mais de metade da população adulta em Portugal tinha excesso de peso ou obesidade em 2022, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados hoje.

© D.R.

Na véspera do Dia Mundial da Obesidade, o INE recordou que em 2022 o excesso de peso afetava 37,3% da população com mais de 18 anos e a obesidade 15,9%.

“A prevalência de obesidade era semelhante para ambos os sexos e afetava sobretudo as pessoas a partir dos 45 anos (19,3%), bem como a população com escolaridade até ao ensino básico (21,5%)”, sublinhou o Instituto.

A população com obesidade avaliava o seu estado de saúde como desfavorável com maior frequência (21,6%) do que a restante (13,2%), apresentando também mais dificuldade em caminhar ou subir escadas sem ajuda e em assegurar os cuidados pessoais.

Mais de metade (60%) da população adulta com obesidade sofria de doença crónica ou problema de saúde prolongado.

“A prática regular de exercício físico é mais frequente na população em geral do que na população com obesidade”, refere o INE.

A prevenção da obesidade poderia evitar as principais doenças crónicas das sociedades modernas, em que mais de metade das pessoas é obesa, alertou a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, numa posição divulgada por ocasião da efeméride que se assinala na terça-feira.

Últimas do País

Cerca de 40 concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Faro estão hoje em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Tribunal de Contas (TdC) concluiu, numa auditoria aos investimentos na área da Justiça, que as intervenções previstas em novas cadeias e tribunais não estão de acordo com as necessidades previstas na estratégia plurianual.
Uma rede criminosa que se dedicava ao contrabando de tabaco por via aérea proveniente de Angola foi desmantelada na segunda-feira nos distritos de Lisboa e Setúbal e foram constituídos cinco arguidos, segundo a GNR.
O Tribunal de Almodôvar decretou hoje a prisão preventiva do homem suspeito de ter ateado cinco focos de incêndio junto à Estrada Nacional 2 (EN2), entre Castro Verde e Aljustrel, distrito de Beja, revelou fonte policial.
O Ministério Público (MP) acusou 15 arguidos de tráfico de estupefacientes no Bairro do Lagarteiro, no Porto, e em Espinho, foi hoje divulgado.
O antigo primeiro-ministro José Sócrates considerou hoje que um “lapso de escrita” que em 2024 reavivou o processo Operação Marquês, que “estava morto”, foi a “gota de água” que levou à apresentação de uma queixa contra o Estado português.
A Unicef Portugal e outras quatro instituições, unidas numa "Aliança pela Prevenção", apelam hoje ao Governo para que crie um "novo paradigma de tolerância zero para com a violência na infância" e tome medidas para combater o problema.
Quase 80% dos utentes inquiridos num estudo da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) revelaram um conhecimento inadequado ou problemático dos seus direitos no acesso aos cuidados de saúde.
Cerca de um terço das estações meteorológicas de Portugal continental ultrapassaram ou igualaram, no fim de semana, os seus anteriores máximos históricos de temperatura máxima para o mês de junho, segundo o IPMA.
O IRN e o Ministério da Justiça acrescentam que para "tornar mais eficiente a tramitação dos processos, o balcão do Arquivo Central do Porto encerrará, temporariamente, o atendimento presencial, para poder dedicar os seus recursos aos pedidos recebidos por correio e canal 'online'".