Encerrada única urgência de Obstetrícia e Ginecologia que estava a funcionar na margem sul

As urgências de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Garcia de Orta, em Almada, estão encerradas por falta de médicos, revelou o Governo, sendo este o único hospital da margem sul que estava a assegurar o serviço este fim-de-semana.

© D.R.

O Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) dava conta que este fim-de-semana estariam encerradas as urgências de obstetrícia e ginecologia do Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, e do Hospital São Bernardo, em Setúbal e por isso os utentes da margem sul teriam de recorrer ao Garcia de Orta.

No entanto, o Ministério da Saúde revelou ao início da noite de sábado que também o Hospital Garcia de Orta terá a urgência encerrada por falta de profissionais de saúde.

Com os três serviços de urgência de obstetrícia/ginecologia encerrados, “todas as utentes estão a ser dirigidas para os hospitais de Lisboa”, anunciou o ministério da Saúde numa nota enviada para a Lusa ao início da noite de ontem.

A tutela garante que a Direção Executiva do SNS está a acompanhar a situação “para assegurar que as utentes grávidas e que precisam de cuidados médicos sejam transferidas e atendidas em segurança”.

Segundo o ministério, o encerramento inesperado da urgência Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Garcia de Orta é resultado da falta de profissionais: “Este fim de semana, sem que nada o fizesse prever, e à última hora, os médicos prestadores de serviços que asseguram regularmente que as populações da Península de Setúbal têm o serviço que lhes é devido, manifestaram a sua indisponibilidade”, esclareceu.

A tutela recorda que a ULS Almada/Seixal tinha garantido que estava em curso um processo de contratação de médicos para assegurar o regular funcionamento da Urgência de Obstetrícia e Ginecologia e que até já tinham contratado alguns profissionais, enquanto outros estavam “em processo de contratação”.

O Hospital Garcia de Orta tem mantido todas as escalas da Urgência a funcionar com médicos do quadro, mas também com recurso a alguns prestadores de serviços, sendo que estes últimos se mostraram agora indisponíveis.

O ministério da Saúde recorda que o Governo anunciou recentemente uma nova legislação “que pretende acabar com injustiças e com os privilégios de alguns tarefeiros que, sendo remunerados muito acima dos seus colegas do SNS, não assumem outros horários que não considerem ser totalmente convenientes”.

Segundo o Ministério da Saúde, este ano registou-se “melhorias significativas” no funcionamento das urgências pediátricas, obstétricas e ginecológicas, com o “anúncio regular de encerramento de três ou quatro urgências em lugar de oito ou nove como acontecia no ano transato”.

Últimas do País

A bebé que nasceu de uma cesariana de emergência no Hospital Amadora-Sintra morreu esta manhã, um dia depois da morte da mãe, que deu entrada na unidade em paragem cardiorrespiratória, disse à Lusa fonte do hospital.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 70 ocorrências entre a meia-noite e as 07h00 de hoje, relacionadas com o mau tempo, a maior parte inundações, queda de árvores e limpeza das vias.
As corporações de bombeiros ainda não receberam os cerca de 20 milhões de euros referentes às despesas extraordinárias feitas durante o combate aos incêndios rurais deste ano, segundo a Liga dos Bombeiros.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Leiria deteve um jovem em situação irregular no país e notificou outro para abandonar voluntariamente o território nacional, após uma operação preventiva efetuada no centro da cidade.
O aumento galopante dos preços da habitação em Portugal está a colocar muitos pensionistas numa situação de grande fragilidade económica, obrigando-os a contrair dívidas ou, nos casos mais graves, a viver apenas em quartos arrendados.
A Polícia Judiciária está a investigar um alegado crime de violência sexual cometido contra uma adolescente de 14 anos, em Viseu.
A leitura do acórdão do processo das golas antifumo foi adiada para 14 de novembro, depois de hoje o juiz presidente do coletivo ter feito um despacho de alteração não substancial de factos, passível de contestação pelas defesas.
Matosinhos passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na vertente Gastronomia, juntando-se a uma lista restrita de municípios portugueses distinguidos pela organização pelo seu contributo na promoção da cultura e das indústrias criativas, foi hoje revelado.
A Unidade Local de Saúde Amadora-Sintra abriu um inquérito interno às circunstâncias da morte, hoje, de uma grávida que esteve no hospital na quarta-feira para uma consulta, em que foi detetada uma situação de hipertensão, anunciou a instituição.