Hoje é o dia da sentida homenagem às vítimas dos trágicos incêndios que ocorreram em Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera há seis anos. Lembramos com profunda tristeza e solidariedade aqueles que perderam as suas vidas, bem como as suas famílias, amigos, vizinhos e conhecidos que tiveram de enfrentar as dores da tragédia. Expressamos as nossas condolências mais sinceras a todos os que ainda sofrem com a perda dos seus entes queridos.
Honrar a memória das vítimas será tanto mais digno quanto mais evitarmos que acontecimentos deste tipo se repitam. Devemos ir melhorando os sistemas de prevenção e combate a incêndios, fortalecer as políticas de gestão florestal e investir na consciencialização social da importância da preservação ambiental, marca incontornável da tradição conservadora.
A tragédia de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera deve permanecer na memória coletiva não para nos deprimir ou fazer desacreditar de nós mesmos, mas para nos tornarmos conscientes de que a proteção da vida, de todas as vidas, e dos ecossistemas nunca está plenamente garantida, o que apela à partilha de um sentido de autorresponsabilidade e solidariedade que deve ser permanente e transmitido a cada nova geração.
Lúcia Loureiro
Conselheira Nacional