Infraestruturas de Portugal avança com inspeção a rede rodoviária em 12 distritos

© D.R.

A Infraestruturas de Portugal (IP) prevê investir 2,1 milhões de euros em inspeções de rotina e atualização do inventário de equipamentos de via, sinalização, pontes viadutos e obras de arte, em 12 distritos do continente, foi hoje anunciado.

Esta campanha de inspeção e inventariação está prevista decorrer ao longo de quatro meses, segundo indicou a empresa em comunicado, referindo que o objetivo é avaliar o estado de conservação da rede rodoviária, assegurando os níveis adequados de qualidade, segurança e disponibilidade das vias.

Entre os equipamentos de via que vão ser inspecionados e alvo de atualização em termos de inventário estão pavimentos, taludes, órgãos de drenagem, passeios, acessos e serventias (incluindo as escapatórias), vedações, amortecedores de choque e guardas flexíveis e rígidas, marcação quilométrica e equipamentos de apoios, como parques e áreas de repouso.

No âmbito da sinalização, o objetivo é inventariar e inspecionar todos os sinais verticais do Código da Estrada, bem como os sinais complementares e a sinalização turístico-cultural.

As chamadas obras de arte (em que se incluem pontes e viadutos) existentes na rede viária alvo da campanha vão também ser inspecionadas.

Últimas do País

O envolvimento da Força Aérea no transporte de emergência médica mantém-se a partir de terça-feira, apesar de já ter sido concedido o visto ao contrato entre o INEM e a empresa Gulf Med, a quem foi adjudicado o serviço.
O fenómeno é particularmente visível no Algarve e na Grande Lisboa, onde há concelhos em que os partos de mães estrangeiras já ultrapassam, e de forma clara, os de mães portuguesas.
Cento e dois operacionais combatem hoje um incêndio em Alvarenga, no concelho de Arouca, distrito de Aveiro, revelou à Lusa fonte do Comando Sub-Regional da Área Metropolitana do Porto.
O Tribunal de Évora marcou hoje para 14 de julho a leitura da sentença do ex-motorista do antigo ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita, no caso do atropelamento mortal de um trabalhador na Autoestrada 6 (A6).
Cerca de 17% dos jovens dos 15 aos 34 anos (16,8%) abandonaram pelo menos um nível de escolaridade não concluído e metade destes abandonou um curso de ensino superior, segundo dados, esta segunda-feira, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e Notariado alertou hoje para a possibilidade de encerramento de conservatórias por falta de trabalhadores e para o aumento de pedidos de nacionalidade provocados por eventuais alterações à lei.
O Ministro da Educação, Fernando Alexandre, esclareceu hoje que a proibição do uso do telemóvel vai aplicar-se a alunos do primeiro e segundo ciclo, que frequentem estabelecimentos de ensino públicos e privados.
O transporte aéreo de emergência vai ser garantido a partir de terça-feira com quatro helicópteros da Força Aérea 24 horas/dia e dois da empresa que ganhou o concurso (Gulf Med), que apenas voarão 12 horas/dia, esclareceu esta segunda-feira o INEM.
Os motoristas de transportes em veículos descaracterizados (TVDE) de norte a sul do país, estão a ser mobilizados para uma paralisação nacional contra a tarifa imposta pela Uber.
Mais de 90 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).