Bastonário da Ordem dos Enfermeiros insiste na valorização da profissão

O bastonário da Ordem dos Enfermeiros (OE), Luís Filipe Barreira, insistiu hoje na valorização dos enfermeiros, recordando que Portugal é dos países que menos paga àqueles profissionais de saúde.

© Facebook da Ordem dos Enfermeiros

Luís Filipe Barreira falava à Lusa após uma reunião com todos os sindicatos de enfermagem na terça-feira. No encontro foram abordadas as preocupações dos enfermeiros, quer no Serviço Nacional de Saúde (SNS), quer no setor privado.

“O que ficou acordado foi fazer novas reuniões deste fórum [de enfermeiros], no sentido de encontrar estratégias comuns relativamente à questão da profissão e ter visibilidade e afirmação da profissão”, salientou.

De acordo com o responsável, as estratégias visam sobretudo a valorização dos recursos humanos e ensino da enfermagem em Portugal.

“O foco principal foi ao nível da valorização, principalmente em três aspetos fundamentais: a questão do salário, da própria carreira e das condições de trabalho. Relembro que Portugal é dos países que mais mal paga aos enfermeiros. No último relatório da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento], em 21 países, Portugal estava na 19.ª posição”, indicou.

Luís Filipe Barreira lamentou que o país esteja “sistematicamente a formar enfermeiros para a emigração”.

Na reunião de terça-feira, foram ainda discutidas a precariedade e a carência de profissionais.

“A questão dos vínculos precários também foi um assunto falado e a necessidade de aumentarmos o número de enfermeiros, (…) porque todos os dias nos chegam relatos de falta de enfermeiros, que está a atingir níveis muito preocupantes. Os enfermeiros estão em exaustão e estão no seu limite. Precisamos de contrariar isso”, observou.

Numa altura em que os portugueses se preparam para ir a eleições legislativas em 10 de março, a OE solicitou reuniões com todos os partidos com assento parlamentar, que se mostraram recetivos às preocupações dos profissionais.

“Os partidos têm tido muita recetividade àquilo que são as nossas preocupações, nomeadamente sobre a valorização dos enfermeiros. É visível para todos que, no fundo, é preciso virar a página”, realçou Luís Filipe Barreira.

Segundo o bastonário, a OE já se reuniu com a Aliança de Democrática (AD), Livre, PCP e PAN, tendo agendada para hoje uma reunião com o CHEGA. As forças partidárias de PS e BE ainda não responderam.

“É preciso mudar de política (…). Não conseguimos encetar nenhuma reforma na área da saúde se não tivermos os profissionais motivados e valorizados”, sustentou.

Últimas do País

O nível de alerta no Sistema Vulcânico Fissural Oeste da Terceira subiu para V3 (fase de reativação), o mesmo grau atribuído ao vulcão de Santa Bárbara, revelou esta quarta-feira o Instituto de Vulcanologia da Universidade dos Açores.
Portugal conquistou três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze nos Jogos Surdolímpicos, que hoje encerraram no Japão, na edição mais profícua de sempre, com destaque para Margarida Silva, André Soares e Joana Santos.
A reduzida autonomia dos Centros de Investigação Clínica e a falta de tempo nos planos curriculares das faculdades de medicina para integrar competências tecnológicas são os maiores desafios à inovação na saúde, conclui um relatório hoje divulgado.
A Comissão de Combate a Fraude no Serviço Nacional de Saúde será presidida por um magistrado e terá elementos permanentes da Polícia Judiciária, da Inspeção Geral da Saúde e das Finanças e do Infarmed, segundo a resolução hoje publicada.
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) alertou hoje para o “alto risco de disseminação” da gripe aviária e determinou o confinamento das aves domésticas em todo o território do continente.
O Tribunal da Relação de Évora (TRE) mandou hoje repetir o julgamento dos seis arguidos absolvidos no processo da derrocada da Estrada Municipal 255 (EM255), entre Borba e Vila Viçosa, que provocou, em 2018, cinco mortos.
Cerca de 25 507 pedidos de nacionalidade portuguesa solicitados nos vários postos consulares de Portugal encontram-se pendentes, devido à falta de recursos humanos, que o Governo espera resolver com a admissão de novos profissionais, segundo o Ministério da Justiça.
Os trabalhadores sobrequalificados com ensino superior recebiam em 2023, em média, menos 36,8% do que aqueles cujas funções correspondem ao seu nível de formação, segundo um estudo, que indica ainda que a precariedade se mantém "muito elevada" no privado.
A PSP deteve até outubro 4.384 condutores por excesso de álcool e registou 3.602 contraordenações pelo mesmo motivo, num total de 7.986 infrações, um “aumento considerável” face ao mesmo período de 2024.
A população de lince ibérico teve um "crescimento espetacular" na última década, mas a espécie continua ameaçada, alertou hoje o coordenador do programa de conservação do felino LIFE Lynx Connect, Javier Salcedo.