Ouro volta a bater novo máximo de 2.161 dólares

O preço do ouro atingiu um novo máximo histórico de 2.161 dólares por onça no início da manhã de hoje, mas depois voltou a cair para cerca de 2.155 dólares.

© D.R.

 

Às 5:00 de hoje, o metal atingiu um novo máximo histórico de 2.161,48 dólares, após o discurso de quarta-feira do presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed), Jerome Powell, na Câmara dos Representantes, no qual afirmou que as taxas de juro “provavelmente atingiram o seu ponto máximo deste ciclo” e se as condições económicas o permitirem pode ser apropriado começar a reduzi-las este ano.

Pelas 9:30 de hoje em Lisboa, o ouro era transacionado a 2.154,89 dólares.

O metal dourado tem registado sucessivos máximos nas últimas sessões, o primeiro dos quais na passada terça-feira, quando atingiu os 2.141,79 dólares por onça, acima do anterior recorde, que durava desde dezembro.

Os analistas da Banca March citados pela Efe assinalam que o ouro continua “firmemente no topo” e já sobe há seis dias consecutivos.

Últimas de Economia

A idade legal de acesso à reforma vai avançar para os 66 anos e nove meses em 2026, segundo uma portaria hoje publicada, confirmando os valores estimados com base nos dados da esperança média de vida divulgados pelo INE.
A taxa de inflação homóloga fixou-se em 3,0% em dezembro, mais 0,5 pontos percentuais do que em novembro, segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgada hoje.
A taxa do imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP) no litro de gasolina e do gasóleo vai subir em cerca de três cêntimos a partir de 01 de janeiro, compensando a descida da taxa de carbono em 2025.
As portagens nas autoestradas concessionadas à Brisa aumentam 2,21% a partir de janeiro, uma atualização que incide sobre 52 das 93 taxas aplicadas na classe 1, acrescentando a empresa que prevê investir 64 milhões de euros na rede.
As operadoras de transportes públicos vão receber indemnizações compensatórias pelos passes Social+ e Sub23@superior, que atingem os 6,4 milhões de euros, segundo uma resolução publicada hoje em Diário da República.
As portagens na A1, entre Lisboa e Porto, aumentam 70 cêntimos, para 24,60 euros, a partir de 01 de janeiro, enquanto as da A2, entre Lisboa e Algarve, avançam 60 cêntimos, para 23,30 euros, anunciou hoje a concessionária.
O negócio do retalho para animais de estimação está em expansão em Portugal, com algumas das principais marcas a preverem um crescimento anual entre 6% e 7% e um aumento da procura por produtos de mais qualidade, adiantaram à Lusa.
A Oitante, que ficou com ativos do Banif na resolução deste, pagou 55,4 milhões de euros ao Fundo de Resolução, seu acionista, segundo informou hoje esta entidade em comunicado.
O rácio do crédito malparado manteve-se inalterado no terceiro trimestre do ano, enquanto a rendibilidade aumentou 0,21 pontos percentuais (pp), de acordo com o relatório sobre o Sistema Bancário Português publicado hoje pelo Banco de Portugal (BdP).
O ano de 2025 deverá ser marcado por uma descida da taxa de inflação, mas as famílias vão deparar-se com a subida generalizada dos preços de alguns serviços e bens, como as portagens, rendas, telecomunicações e o pão.