Autoridades alemãs anunciam que detiveram três menores que planeavam ataque terrorista

Três menores suspeitos de estarem a preparar um ataque terrorista com motivação islâmica foram detidos e colocados em prisão preventiva no fim de semana da Páscoa, anunciou hoje a justiça da Alemanha.

© D.R.

 

Os mandados de detenção dizem respeito a três jovens – duas raparigas de 15 e 16 anos e um rapaz de 15 anos, da Renânia do Norte-Vestefália (noroeste) – suspeitos de terem “planeado um ataque terrorista com motivação islâmica e de terem admitido estarem prontos para o realizar”, segundo um comunicado de imprensa do Ministério Público de Düsseldorf (oeste).

O Ministério Público alemão não deu mais detalhes sobre o caso “devido à idade dos suspeitos e à investigação em curso”.

O diário alemão Bild publicou que os três adolescentes planeavam atacar agentes da polícia e igrejas em nome do Estado Islâmico (EI) com facas e ‘cocktails molotov’.

“Os jovens consideraram ainda obter armas de fogo”, acrescentou o jornal.

As autoridades alemãs estão atentas à ameaça islâmica, especialmente desde o início do conflito, em 07 de outubro de 2023, entre Israel e o movimento islamita Hamas na Faixa de Gaza.

Numa entrevista ao diário alemão Süddeutsche Zeitung, concedida logo após o ataque terrorista realizado em Moscovo no final de março, a ministra do Interior da Alemanha, Nancy Faeser, sublinhou que “o perigo que emana do terrorismo islâmico permanece agudo” no país.

As autoridades estão ainda mais alertas porque a Alemanha prepara-se para acolher o campeonato europeu de futebol (14 de junho a 14 de julho).

Nessa entrevista, Faeser disse que “atualmente, a maior ameaça islâmica na Alemanha vem do Estado Islâmico – Província de Khorasan (EI-K)”, do Afeganistão.

Nos últimos meses, ocorreram duas operações no país contra supostos membros desse grupo extremista.

Dois supostos ‘jihadistas’ afegãos suspeitos de terem preparado um ataque perto do parlamento sueco foram detidos na Turíngia (no leste da Alemanha) em 19 de março.

No final de dezembro de 2023, três supostos islamitas foram detidos, suspeitos de terem um plano para atacar a catedral de Colónia (oeste) na véspera de Ano Novo com recurso a “um carro”.

Até agora, o ataque ‘jihadista’ mais mortífero cometido em solo alemão aconteceu em dezembro de 2016: um ataque com um camião reivindicado pelo grupo Estado Islâmico deixou 12 mortos num mercado de Natal no centro de Berlim.

Últimas do Mundo

A polícia australiana considerou um “ato terrorista” contra a comunidade judaica o ataque com tiros na praia de Bondi, Sydney, que causou pelo menos 12 mortos.
Pelo menos duas pessoas morreram e oito ficaram feridas com gravidade num tiroteio ocorrido no campus da Universidade Brown, nos Estados Unidos, informou o presidente da câmara de Providence.
Mais de 40% do território espanhol está num processo de degradação devido à atividade humana que pode conduzir a desertificação, segundo o primeiro "Atlas da Desertificação em Espanha", elaborado por cientistas de diversas universidades e publicado recentemente.
O número de vítimas das inundações e deslizamentos de terra que atingiram a Indonésia subiu para 1.003 mortos e 218 desaparecidos, anunciou hoje a Agência Nacional de Gestão de Catástrofes.
Perante o colapso do sistema de asilo, o Governo britânico avançou com um método relâmpago: milhares de pedidos estão a ser aprovados sem entrevistas, apenas com base num questionário escrito. A oposição acusa Londres de “escancarar as portas” à imigração.
A cidade alemã de Salzgitter vai obrigar requerentes de asilo aptos para trabalhar a aceitar tarefas comunitárias, sob pena de cortes nas prestações sociais.
O homem que enganou Espanha, desviou dinheiro público e fugiu à Justiça acabou capturado em Olhão. Natalio Grueso, condenado por um esquema milionário de peculato e falsificação, vivia discretamente no Algarve desde que desapareceu em 2023.
O voo MH370 desapareceu a 8 de março de 2014 quando voava de Kuala Lumpur para Pequim com 239 pessoas a bordo, incluindo 227 passageiros - a maioria dos quais chineses - e 12 membros da tripulação.
A Comissão Europeia abriu hoje uma investigação à gigante tecnológica Google por suspeitar de violação da lei da União Europeia (UE), que proíbe abuso de posição dominante, ao impor "condições injustas" nos conteúdos de inteligência artificial (IA).
A tecnológica Meta anunciou a aquisição da empresa norte-americana Limitless, criadora de um pendente conectado, capaz de gravar e resumir conversas com recurso à inteligência artificial (IA).