Presidente da República chamado à Assembleia para responder sobre caso das gémeas.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ao caso das gémeas decidiu convocar o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para prestar esclarecimentos.

© Folha Nacional

A decisão, descrita como “algo nunca antes visto” pelo deputado e presidente da comissão, Rui Paulo Sousa, do partido CHEGA, foi tomada na última reunião da Mesa e Coordenadores da Comissão Política de Inquérito.

Rui Paulo Sousa anunciou hoje que o pedido deverá ser formalizado até ao final de julho, necessitando ainda da aprovação do Presidente da Assembleia da República.

Marcelo Rebelo de Sousa deverá esclarecer os contornos do tratamento milionário recebido pelas gémeas luso-brasileiras, podendo optar por responder presencialmente ou por escrito, caso aceite.

O CHEGA apresentou também um requerimento potestativo para obter acesso às comunicações eletrónicas privadas, incluindo mensagens de WhatsApp e e-mails, entre António Lacerda Sales, antigo secretário de Estado da Saúde, Marcelo Rebelo de Sousa e o seu filho Nuno Rebelo de Sousa.

Estas comunicações são consideradas cruciais para entender o procedimento que levou ao tratamento das gémeas e ao processo de obtenção da nacionalidade portuguesa.

A convocação do Presidente da República pela CPI e a solicitação de acesso a comunicações privadas são medidas inéditas que refletem a gravidade e a complexidade do caso das gémeas, podendo resultar em desdobramentos significativos sobre o tema.

Últimas de Política Nacional

Há 57 ajustes diretos sob escrutínio do Ministério Público. Os contratos foram aprovados quando Henrique Gouveia e Melo comandava a Marinha e o inquérito continua ativo, apesar do perdão financeiro do Tribunal de Contas.
O candidato presidencial André Ventura afirmou hoje que pretende participar na reunião do Conselho de Estado convocada para dia 09 de janeiro, mas renovou o apelo para que, “em nome da igualdade”, o encontro seja adiado.
O Presidente da República (PR) anunciou hoje a criação de centros de elevado desempenho na área de obstetrícia e ginecologia, esperando que venha a permitir respostas “sistemáticas e rigorosas” e que os “consensos mínimos” em termos laborais sejam uma realidade.
O candidato presidencial e líder do CHEGA, André Ventura, fez hoje um “apelo final” ao Presidente da República para que adie a reunião do Conselho de Estado para a semana seguinte à segunda volta das presidenciais.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, prometeu hoje a proibição dos maquinistas conduzirem sob o efeito do álcool, estupefacientes ou substâncias psicotrópicas.
O candidato presidencial e líder do CHEGA considerou hoje a mensagem de Natal do primeiro-ministro "pouco feliz e pouco empática" por não falar da situação na saúde, desafiando os seus adversários para um debate sobre o tema.
O conselho diretivo de cada Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) vai passar a ter cinco vice-presidentes indicados pelo Conselho de Ministros, segundo um decreto-lei publicado.
O Presidente da República criticou hoje a demora do parlamento em eleger os conselheiros de Estado, frisando que já espera há seis meses, e disse ter convocado uma reunião do órgão consultivo porque a Ucrânia “é um tema fundamental”.
Candidato presidencial recorre da decisão que manda retirar cartazes com a frase “Os ciganos têm de cumprir a lei” e acusa os tribunais de impor uma ‘mordaça’ à liberdade de expressão em campanha eleitoral.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convocou o Conselho de Estado para 9 de janeiro para analisar a situação internacional e, em particular, na Ucrânia. A informação consta de uma nota divulgada esta terça-feira no site da Presidência da República.